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Bioquímica

Código: BIOT149     Sigla: BIOQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 56 Plano Estudos 2015 2 - 4,5 52,5 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Sofia Guedes de Campos Justino Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 6,00
Marta Sofia Guedes de Campos Justino 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta UC é o conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glícidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos), das interações destas com o solvente água, e do modo como elas reagem controladamente no contexto da célula viva.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá conseguir descrever a estrutura e funções de proteínas, aplicar métodos de isolamento e caracterização de proteínas, interpretar parâmetros de cinética enzimática, conhecer as funções e estruturas de vários glícidos e lípidos, a constituição e propriedades das membranas biológicas, a estrutura e características dos ácidos nucleicos, e ter noções básicas de técnicas de ADN recombinante.

Saberá as funções ATP, NAD(P)H e FAD no metabolismo e as principais vias metabólicas celulares, realizando cálculos de bioenergética.

Pretende-se o desenvolvimento a capacidade de relacionar e integrar os conceitos de forma a visualizar o funcionamento celular como um todo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Aspetos introdutórios da bioquímica: Biodiversidade dos organismos vivos vs. uniformidade bioquímica; diferentes tipos de células e suas características; funções biológicas em sistemas aquosos.

  2. Biomoléculas: aminoácidos e péptidos-propriedades; Propriedades, funções e estruturas das proteínas; métodos de separação, purificação, quantificação das proteínas; Enzimas-modo de acção e cinética enzimática; Função e estrutura dos lípidos biológicos; Membranas biológicas: composição, função e sistemas de transporte; Nucléotidos e ácidos nucleicos – estruturas, propriedades, função. Fluxo da informação genética – replicação, transcrição e tradução. Tecnologia de ADN recombinante. Estrutura e função dos glícidos

  3. Bioenérgética e metabolismo: fundamentos de bioenergética, via metabólica catabólica e anabólica. Glicólise, ciclo do citrato, via dos fosfatos de pentose, cadeia respiratória, beta-oxidação de ácidos gordos, degradação de aminoácidos para obtenção de energia, ciclo da ureia.

Bibliografia Obrigatória

coord. Alexandre Quintas, Ana Ponces Freire, Manuel J. Halpern; Bioquímica : organização molecular da vida, Lidel, 2008. ISBN: ISBN: 978-972-757-431-5
Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, Lubert Stryer; Biochemistry, W. H. Freeman and Company, 2007. ISBN: ISBN: 978-0-7167-8724-2
David L. Nelson, Michael M. Cox; Lehninger principles of biochemistry, W. H. Freeman and Company, 2008. ISBN: ISBN: 0-7167-7108-X
Keith Wilson, John Walker; Principles and techniques of biochemistry and molecular biology, Cambridge University Press, 2010. ISBN: ISBN: 978-0-521-73167-6

Bibliografia Complementar

coord. Manuel Júdice Halpern; Bioquímica, Lidel, 1997. ISBN: ISBN: 972-757-042-9
Richard I. Gumport, FRank H. Deis, Nancy Counts Gerber ; Roger E. Koeppe; Student companion to accompany biochemistry : sixth edition, W. H. Freeman and Company, 2006. ISBN: ISBN: 978-0-7167-7067-1
Paul F. Cook, W. W. Cleland; Enzyme kinetics and mechanism, Garland Science, , 2007. ISBN: ISBN: 978-0-8153-4140-6
David Hames, Nigel Hooper; Instant Notes: Biochemistry, Taylor & Francis, 2005. ISBN: ISBN: 0-4153-6778-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A exposição da material teórica é. feita com recurso a suporte informático em slides de powerpoint, que ser.o disponibilizados aos estudantes. Sendo aulas teórico-práticas, a exposição do conteúdo teorico deve ser intercalada com momentos em que se procede à resolução de séries de exercícios de aplicação dos conteúdos teóricos. Serão ainda apresentados casos práticos – case studies, onde os estudantes poderão integrar os conceitos aprendidos para a elaboração de um relatório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 16,50
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A assiduidade é critério para acesso ao regime de avaliação contínua. Considera-se negado o acesso ao regime de avaliação contínua ao estudante que apresente valor superior a 30% de faltas injustificadas de todas as aulas do semestre. É o RUC que decide, caso a caso, se aceita a justificação da falta.

Fórmula de cálculo da classificação final























Av. em período letivo: +23% Teste 1+24% Teste 2+23% Teste 3+30% Trab. 1
1ª/ 2ª época: 100% Exame ou 70% Exame + 30% Trabalho 1
Época Especial: 100% Exame  
Exame Intercalar: 100% Exame  

Observações:
O trabalho 1 corresponde a um conjunto ou sequência de pequenos casos estudo, apresentados em aula. A data de entrega destes pequenos casos estudo está prevista ser 2 semanas após, atendendo à carga de trabalho dos estudantes nesse período, em particular testes, para não interferir com a calendarização das outras UCs. 
O trabalho é obrigatório estritamente no regime de avaliação contínua.
Os testes são obrigatórios no regime de avaliação contínua, tendo igual ponderação para o cálculo do valor médio cuja ponderação na nota final é de 70%.
A assiduidade é critério para acesso ao regime de avaliação contínua. Considera-se negado o acesso ao regime de avaliação contínua ao estudante que apresente valor superior a 30% de faltas injustificadas de todas as aulas do semestre. É o RUC que decide, caso a caso, se aceita a justificação da falta.
A nota mínima da média ponderada dos 3 testes deve ser 9,5, não havendo nota mínima individual de cada teste.
No regime de avaliação por exame, na 1ª e 2ª época, a classificação final será a melhor das opções indicadas, mas tendo em atenção que é imposta nota mínima do exame de 9,5.

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