Processos de Separação IIB
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
47 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português suitable for english speaking students
Objetivos
A unidade curricular de Processos de Separação IIB tem comoobjeti vos dotar os estudantes de conhecimentos sobre separaçãopor membranas, adsorção, permuta iónica e cromatografi a. Aomesmo tempo pretende-se que os estudantes adquiramconhecimentos que lhes permitam analisar e dimensionar oequipamento de separação.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1) Saber identificar e aplicar processos deseparação avançados tais como desti lação oti mizada, extraçãosupercríti ca, separação por membranas, adsorção, permutaiónica e cromatografia. 2) Saber dimensionar equipamentos paraos processos de separação estudados para misturas simples ecomplexas. 3) Analisar o funcionamento deste ti po deequipamentos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Processos de Membranas. Processos sob pressão. Modelos detransporte. Polarização de concentração. Modos de operação.“Fouling” de membranas. Seleção e dimensionamento. Síntese desequências de operações. Diálise e Electrodiálise (ED).Empilhamento de membranas. Dimensionamento e projeto.Pervaporação. Equações de transporte e dimensionamento.Permeação gasosa. Membrana líquidas
2. Processos de sorção: adsorção, cromatografi a e permutaiónica. Cinéti ca e equilíbrio. Equilíbrio. Leitos fi xos. Teoriaslineares. Teoria do movimento do soluto. Aplicação acromatografi a e adsorção. Mecanismos de dispersão em colunas
3. Permuta iónica: Vantagens e desvantagens; Tipos de resinas;Fatores que afetam a efi ciência; Equilíbrio de permuta iónica;Capacidade da resina. Condições de operação
4. Processos de cromatografi a: Cromatografi a de adsorção,permuta iónica, exclusão molecular, afi nidade, fase reversa,covalente, interação hidrofóbica. Processos cromatográfi cos emgrande escala.
Bibliografia Obrigatória
Raja, Ghosh; Principles of Bioseparations Engineering, World Scientific Publishing, 2006
Bibliografia Complementar
Carlos, A. V. Costa, Joaquim S. Cabral; ChroChromatographic and Membrane Processes in Biotechnology, Springer Science + Business Media, 2010. ISBN: 978-94-010-5535-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será apresentada matéria teórica promovendo o envolvimento e aparti cipação de todos os estudantes, desenvolvendo a suacapacidade de raciocínio e esti mulando o seu espírito críti co. Serádisponibilizado material de consulta sobre as matériaslecionadas na plataforma Moodle. será proposta a realização deum trabalho de grupo de aprofundamento da aplicação de um dosprocessos aprendidos em contexto de aula. Prevêem-se algumasvisitas técnicas guiadas permiti ndo a consolidação das temáti caslecionadas. Em qualquer ocasião os estudantes podem contactaro docente através da mesma plataforma.
A avaliação consiste em 10% para a realização detrês exercicios propostos ao longo do semestre 10% para otrabalho de grupo e 80% da componente teórica.
No regime de avaliação por exame fi nal considera-se os 10% parao trabalho de grupo e 90% para a classifi cação do exame
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Em avaliação contínua todos os elementos de avaliação são
classificados entre 0 e 20 valores e a sua média
ponderadas de acordo com os coeficientes percentuais
indicados, deverá ser de 9,5 valores.
A não realização de um elemento pressupõe um zero na
sua classificação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contí nua
0.4*teste 1 + 0,4*teste 2 + 0,10*trabalho de grupo (trabalhoescrito) + 0,10* exercícios regulares
Exame
100% exame ou 0.90*exame + 0.10*trabalho de grupo