Biologia Molecular e Celular
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
35 |
Plano Estudos 2016 |
1 |
- |
5 |
75 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo o aprofundar dos conhecimentos sobre a unidade básica functional dos seres vivos – a célula, em termos da sua composição, dinâmica e funcionamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes conheçam os e entendam os eventos celulares e moleculares intrínsecos ao funcionamento, regulação e diferenciação celular, e adquiram a capacidade de ter uma perspectiva global do funcionamento das células e consequentemente dos organismos vivos. Pretende-se também que os estudantes adquiram conhecimentos e consigam aplicar metodologias experimentais básicas de biologia molecular
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Biomembranas: sistemas de transporte, transmissão de sinais e receptores de membrana.
- Estrutura e função de proteínas.
- Estrutura química e física de ácidos nucleicos. Expressão da informação genética. Mecanismos de síntese (transcrição) e processamento de RNA. Síntese de proteínas (tradução). Manutenção e transmissão da informação genética. Reparação e replicação do DNA. Recombinação. Mitose e meiose. Mecanismos moleculares de recombinação homóloga. Mutação. Detecção, tipos e efeitos.
- Elementos genéticos móveis (vírus, transposões e plasmídeos). Tecnologia do DNA recombinante. Mecanismos de regulação da expressão génica.
- Organização dos genomas: sequências génicas e não génicas; estrutura e morfologia dos cromossomas.
- Controlo molecular do ciclo celular. Divisão celular Linhagem de células germinais e formação de gâmetas. Processos de regulação da morte celular: necrose e apoptose.
Bibliografia Obrigatória
coord.Carlos Azevedo, Cláudio E. Sunkel; Biologia celular e molecular, Lidel, 2012. ISBN: ISBN 978-972-757-692-0 (5ª ed.atual. e aum.)
Bruce Alberts ...[et al.]; Molecular biology of the cell, Garland Science, , 2008. ISBN: ISBN 0-8153-4106-7 (5th ed.)
David Sadava ...[et al.]; Life : the science of biology, Sinauer Associates, 2014. ISBN: ISBN 978-1-4641-3639-9 (10ª edição)
T. A Brown; Gene Cloning and DNA Analysis : An Introduction, John wiley and sons ltd, 2016. ISBN: 9781119072560 (7ª edição)
Jeff Hardin, Gregory Bertoni, Lewis J. Kleinsmith; Becker's world of the cell, Pearson, 2012. ISBN: ISBN 0-321-70978-0. - ISBN 978-0-321-70978-3
Bibliografia Complementar
Harvey Lodish...[et al.]; Molecular cell biology, W.H. Freeman, cop., 2008. ISBN: ISBN 978-0-7167-6017 (6th ed)
Michael R. Green, Joseph sambrook; Molecular cloning : a laboratory manual, CSH Press, 2012. ISBN: ISBN 978-193611342-2 (4 th ed)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular está organizada em duas componentes, uma teórica e outra prática. O conteúdo teórico será apresentado com recurso a suporte informático (apresentações em power point), para que atinjam um conhecimento profundo acerca do funcionamento das células. Com a componente prática os estudantes irão adquirir competências básicas para efectuar e analisar os resultados de trabalhos laboratoriais no âmbito da biologia molecular. Em termos de avaliação, é dada uma maior ponderação ao domínio dos conteúdos teóricos, sendo contabilizado também a aplicação prática destes.
Software
Lasergene
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
14,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Em contexto pré-COVID, a frequência das aulas (20% faltas injustificadas) era exigida como condição de acesso ao regime de avaliação contínua.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF= 70% (Teste1 +Teste2)/2 + 20% Tarefas + 10% Trabalho de Grupo (Biol. Molec.)
Exame normal e recurso:
NF= 100 % Exame OU Exame + componentes de avaliação contínua: (90 % Exame + 10% Trabalho ou 80 % Exame + 20% Tarefas ou 70 % Exame + 20% Tarefas + 10% Trabalho)
Época Especial ou outras excepções:
NF= 100 % Exame.
Observações:
- Nota mínima 9,5 da média dos testes ou exame
Observações
No presente ano letivo, o modo de funcionamento da UC foi maioritariamente à distância, por imposição de medidas de confinamento e distanciamento social devido à pandemia do coronavírus COVID-19.
Em contexto pré-COVID, era exigida assiduidade mínima de 80% das aulas T e TP em conjunto (ou seja, o aluno poderá ter no máximo 20% de faltas injustificadas, do total de aulas lecionadas). Cabe ao Responsável da Unidade Curricular analisar, caso a caso, se considera a justificação para a(s) falta(s) como admissível.
Devido à situação da avaliação ser maioritariamente não presencial, foi imposta a possibilidade de oral de defesa de nota para todas as classificações acima de 9,5, em casos suspeitos, reconhecendo-se a inviabilidade desta opção ser generalizada por haver >80 inscritos na UC (comum a 2 cursos).
O elemento de avaliação descrito como "tarefas" inclui atividades que são propostas nas aulas TPs, com entrega de elementos escritos/preenchidos no Moodle, individual ou em grupo.