Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > BINF022
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Data Mining

Código: BINF022     Sigla: DM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 15 Plano Estudos 2016 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana de Jesus Pereira Barreira Mendes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Ana de Jesus Pereira Barreira Mendes 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;

  • Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.

  • Compreender a importância do Data Mining nas organizações

  • Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;

  • Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;

  • Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.

  • Compreender a importância do Data Mining nas organizações

  • Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;

  • Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Desafios da Modelação e Análise de Dados em Bioinformática;

  2. Business Intelligence e infraestrutura de suporte;

  3. Conceitos Fundamentais do Data Mining;

  4. O Data Mining e a Bioinformática;

  5. Tendências atuais e futuras.

Bibliografia Obrigatória

Aggarwal, C. ; Data Mining: The Textbook, Springer, 2015
Dua, S. e Chowriappa, P. ; Data Mining for Bioinformatics, CRC Press, 2012
Finlay, S.; Predictive Analytics, Data Mining and Big Data (Business in the Digital Economy), Palgrave Macmillan, 2014
Han, J., Kamber, M. ; Data Mining – Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann, 2011
Kudyba, S. ; Big Data, Mining, and Analytics: Components of Strategic Decision Making, Taylor & Francis Group, LLC , 2014
Larose, D.; Data Mining and Predictive Analytics, Wiley, 2015
Provost, F. e Fawcett, T. ; Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking, O'Reilly Media, 2013
Sharda, R.; Delen, D.and Turban, E. ; Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective, Pearson, 2016
Sherman, R.; Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics, Morgan Kaufmann, 2014
Shmueli, G.; Bruce, P.; Gedeck,P. and Patel, N. ; Data Mining for Business Analytics: Concepts, Techniques and Applications in Python, Wiley, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias integram:

- Expositivo e Participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo, da importância do Business Intelligence e da infraestrutura de suporte; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais de Business Intelligence e da descoberta de conhecimento em bases de dados através da aplicação de técnicas de Data Mining.

De modo a fomentar o desenvolvimento das competências em grupo será realizado um trabalho em grupo e discussão do respetivo trabalho na área específica de aprendizagem.

Software

Microsoft PowerBI
Anaconda

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

A avaliação contínua compreende a elaboração, apresentação e discussão de dois trabalhos em grupo (TG) - 40% e a realização de dois testes teóricos individual – 60%. 
Condicionado à nota minima de 08 valores.

Nas épocas de avaliação final:
A avaliação final compreende a realização de um exame teórico/prático individual.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação contínua compreende a elaboração, apresentação e discussão de dois trabalhos em grupo (TG) - 40% e a realização de dois testes teóricos individual – 60%.
 


Classificação Final = 30% Teste 1 + 30% Teste 2 + 20% Trab. 1 + 20% Trab. 2

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação final compreende a realização de um exame teórico/prático individual.

Melhoria de classificação

A avaliação final compreende a realização de um exame teórico/prático individual.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 11:17:47