Análise de Estruturas Isostáticas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica e Estruturas |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVN |
27 |
Plano Estudos 2019 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
O primeiro capítulo tem como objetivo efetuar um enquadramento do conteúdo programático no âmbito da Engenharia Civil. No segundo capítulo os estudantes aprendem a distinguir as estruturas estaticamente determinadas das restantes (hipostáticas, hiperstáticas e com ligações mal
distribuídas). Com os conteúdos programáticos lecionados no terceiro capítulo os alunos adquirem a capacidade de determinar reações de apoio e esforços internos. Interligando esta capacidade com os conceitos lecionados no quarto capítulo os estudantes ficarão aptos a representar diagramas de esforços internos. Com os conteúdos programáticos lecionados no quinto capítulo os alunos adquirem a capacidade de utilizar um método energético que lhes permite determinar reações de apoio e esforços internos e que será relevante em unidades curriculares subsequentes. A capacidade de representar linhas de influência de reações de apoio e de esforços internos será adquirida com os conteúdos programáticos do sexto capítulo.
Resultados de aprendizagem e competências
O aluno deverá ficar habilitado a resolver problemas envolvendo o equilíbrio de estruturas isostáticas no plano e no espaço: analisar a estatia de estruturas, determinar reações de apoio e traçar diagramas de esforços. O aluno deverá ser capaz de aplicar o Princípio dos Trabalhos Virtuais a estruturas isostáticas bem como proceder ao traçado de linhas de influência.
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas que recorrem a uma estratégia de exposição em sala de aula ou
em laboratório com o objetivo de passar conceitos, definições
e mecanismos de interpretação dos problemas. Com as aulas teóricas é pretendido transmitir ao aluno o conhecimento necessário para persecução dos objetivos da unidade curricular. As metodologias de ensino também incluem aulas práticas que recorrem a uma estratégia de resolução individual ou em grupo de problemas com o acompanhamento do docente. Com as aulas práticas é pretendido que o aluno adquira competência para compreender, descrever e relacionar o conhecimento. O regime de avaliação por trabalhos e testes foi estabelecido para uma aferição ao longo do semestre das competências adquiridas. A avaliação por exame final permite aferir se as competências de integração de conhecimentos foram alcançadas.
Programa
INTRODUÇÃO (0.5 semanas).
O projeto de estruturas. Conceitos fundamentais em análise de estruturas. Principais modelos de análise
estrutural.
ESTATIA DE ESTRUTURAS (2 semanas).
Estatia exterior. Ligações mal distribuídas. Estatia interior.
EQUILÍBRIO DE ESTRUTURAS NO PLANO E NO ESPAÇO (4 semanas).
Forças interiores. Terceira lei de Newton. Análise de treliças. Diagramas de corpo livre. Equações de equilíbrio.
Simplificações de simetria e antissimetria.
DIAGRAMAS ESFORÇOS INTERNOS EM PEÇAS LINEARES (4 semanas).
Peças lineares. Forças interiores em peças lineares: esforço normal; esforço transverso; momento fletor. Traçado
de diagramas de esforços. Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor.
PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS (2.5 semanas).
Trabalho virtual e deslocamento virtual. Princípio dos trabalhos virtuais e sua aplicação a estruturas isostáticas.
LINHAS DE INFLUÊNCIA (2 semanas).
Cargas móveis. Linhas de influência de reações de apoio e de esforços internos.
Bibliografia Obrigatória
Beer, F. P.; Johnston, E. R.; Eisenberg, E. R.; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática, McGraw-Hill de Portugal, Sétima edição, 2006
Neto, P.; Análise da Estatia de uma Estrutura, 28 pp, ESTBarreiro/IPS, 2005
Ferreira, P.; Equilíbrio de Estruturas no Plano e no Espaço, ESTBarreiro/IPS, 2007
Brito, A.; Análise de Estruturas Isostáticas
Ferreira, P.; Diagramas de Esforços Internos em Peças Lineares, ESTBarreiro/IPS, 2007
Gonçalves, R.; Esforços em Peças Lineares, ESTBarreiro/IPS
Ferreira, P.; Princípio dos Trabalhos Virtuais, ESTBarreiro/IPS, 2007
Neto, P.; Neves, R.; Exercícios para as Aulas Práticas, ESTBarreiro/IPS, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas que recorrem a uma estratégia de exposição em sala de aula ou
em laboratório com o objetivo de passar conceitos, definições
e mecanismos de interpretação dos problemas. Com as aulas teóricas é pretendido transmitir ao aluno o
conhecimento necessário para persecução dos objetivos da unidade curricular. As metodologias de ensino também incluem aulas práticas que recorrem a uma estratégia de resolução
individual ou em grupo de problemas com o acompanhamento
do docente. Com as aulas práticas é pretendido que o aluno adquira competência para compreender, descrever e
relacionar o conhecimento. O regime de avaliação por trabalhos e testes foi estabelecido para uma aferição ao
longo do semestre das competências adquiridas. A avaliação por exame final permite aferir se as competências de
integração de conhecimentos foram alcançadas.
Conjunto de aulas teóricas, em que se leciona a componente de conceito dos diferentes conteúdos programáticos
seguindo-se de exemplos práticos ilustrativos, e de aulas práticas, onde se promove o trabalho autónomo por
parte do aluno através de exercícios práticos de aplicação com vista à familiarização com os conceitos adquiridos.
A avaliação é composta por várias atividades realizadas ao longo do semestre, correspondendo à avaliação
contínua, ou um exame final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
4,30 |
Frequência das aulas |
4,00 |
Trabalho escrito |
2,50 |
Total: |
10,80 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Conjunto de aulas teóricas, em que se leciona a componente de conceito dos diferentes conteúdos programáticos
seguindo-se de exemplos práticos ilustrativos, e de aulas práticas, onde se promove o trabalho autónomo por
parte do aluno através de exercícios práticos de aplicação com vista à familiarização com os conceitos adquiridos.
A avaliação é composta por várias atividades realizadas ao longo do semestre, correspondendo à avaliação
contínua, ou um exame final.
NOTA FINAL É O MÁXIMO ENTRE:
(i) 100% Exame (1ª Época, 2ª Época ou Época Especial);
(ii) 10% Teste 1+15% Teste 2+ 35% Teste 3+40% Trabalho grupo
O trabalho de grupo e o Teste3, têm nota minima de 8,0 valores (Nota para aprovação à Unidade curricular de 9,5 valores).
A realização da avaliação contínua impede a realização do exame de 1ª época.
A nota mínima no exame é de 9.5 valores (9.5/20).
A avaliação contínua consiste em: 1 trabalho em grupo e três testes.
Os testes serão realizados no moodle.
Provas e trabalhos especiais
O trabalho de grupo consiste na preparação de uma apresentação multimédia sobre um tema, atribuído, da UC.