Fundamentos de Matemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
RECE |
1 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4 |
45 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações.
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Sistemas de equações lineares: representação matricial de sistemas, resolução de sistemas pelo método de eliminação de Gauss;
2. Determinantes: definição, cálculo (Teorema de Laplace, Regra de Sarrus, Eliminação de Gauss), propriedades e aplicações à resolução de sistemas de equações lineares (Regra de Cramer) e ao cálculo da matriz inversa
3. Espaços Lineares: definição e propriedades elementares; noção de subespaço. (In)dependência linear; noção de base e dimensão de um subespaço linear
4. Valores e vetores próprios: definição, propriedades e aplicações.
Bibliografia Obrigatória
L. Magalhães; Álgebra Linear, como Introdução a Matemática Aplicada, Texto Editora
F. R. Dias Agudo ; Introdução à Álgebra Linear e Geometria Analítica, , Livraria Escolar Editora
S. Lang; Introduction to Linear Algebra, Springer
G. Strang; Linear Algebra and Its Applications, Academic Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino à distância:
a) Indicação Semanal dos conteúdos a estudar;
b) Disponibilização de alguns exercícios resolvidos;
c) Exercícios propostos para resolução pelos estudantes individualmente ou em grupo; d) aulas de dúvidas online (no horário da aula) na plataforma zoom
e) Proposta de exercícios em grupo para correção;
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
• 3 testes: 1º teste com um peso de 40%, 2º e 3º testes com um peso de 30%; Todos com nota mínima de 6 valores.
• Se a classificação final obtida for igual ou superior a 16 valores, será exigida uma prova oral, que conduzirá à classificação final do estudante.
Exame:
• Regime presencial: 100% da nota do exame.
• Regime à distância: 100% da nota do exame, se a classificação final obtida for igual ou superior a 16 valores, será exigida uma prova oral, que conduzirá à classificação final do estudante.
Em qualquer dos momentos de avaliação (testes de avaliação contínua e exame final) poderá ser exigida uma prova oral ao estudante (por vídeo conferência ou presencial, se tal for possível), com perguntas específicas sobre a matéria avaliada, que conduzirá à classificação final do estudante nesse momento de avaliação, numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores.