Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > TLQB014

Física

Código: TLQB014     Sigla: Fi

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Física

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mecânica e Estruturas
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 25 Plano Estudos 2015 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Ludovico Marques Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
João Paulo Oliveira Santos 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal é fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais da física. Pretende-se que os estudantes fiquem capacitados para: equacionar, simplificar e resolver uma variedade de problemas físicos; Interpretar e resolver problemas de física; Desenvolver
capacidades analíticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Segundo diretrizes recebidas este campo não deve ser preenchido.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Matemática.

Programa

Conteúdos programáticos:
1. Conceitos básicos sobre grandezas e medidas.
2. Mecânica e propriedades de sólidos.
3. Propriedades dos fluidos.
4. Eletricidade e magnetismo.
5. Estática do ponto material no plano.

Bibliografia Obrigatória

D. Hallyday and R. Resnick; Fundamentals of Physics, John Wiley & Sons, 2006

Bibliografia Complementar

F. P. Beer, E. R. Johnston, E. R. Eisenberg; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática, McGraw-Hill, 2006
D.F. Young, B.R. Munson and T.H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley & Sons, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de ficheiros powerpoint, pdf com os conteúdos programáticos, intercalados com a resolução de exercícios também com recurso à
plataforma moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 81,00
Trabalho escrito 81,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A "Avaliação em contexto de sala de aula" inclui vários "Exercícios Regulares" realizados ao longo do semestre.

Nota mínima na nota dos exames: 9,5 valores.
Se a nota final for superior a 16 valores, o aluno deverá prestar uma prova oral. A classificação final será atribuída mediante o resultado da prova. Caso o aluno opte por não comparecer, a nota final será de 16 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média aritmética dos "Exercícios Regulares" realizados no decurso da avaliação contínua.

CF=CE (Épocas normal, recurso e especial)

Provas e trabalhos especiais

Não.

Trabalho de estágio/projeto

Não.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-05-10 às 20:17:09