Acreditação e Certificação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Enquadramento na organização/ empresa |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQB |
27 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4 |
30 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante no final desta formação deve: compreender a necessidade e a importância de um sistema de acreditação e certificação para a
confiança nas várias atividades técnicas que tem que desempenhar; distinguir acreditação de certificação e conhecer os vários órgãos das
mesmas; conhecer a NP 9001 e a NP 170025
No final desta unidade curricular o estudante terá conhecimento profundo dos conteúdos das normas nacionais e europeias, sua aplicação e implementação
Resultados de aprendizagem e competências
N/A
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Normas da qualidade.
2. Acreditação versus Certificação.
3. Sistema português da qualidade.
4. Estudo da NP EN ISO 9001
5.Estudo da NP EN ISO 17025
Bibliografia Obrigatória
Iolanda Soares ; Sistemas de Gestão da Qualidade , Silabo, 2009
António Ramos Pires ; Qualidade, Silabo, 2004
*; IPQ — NP EN ISO 9001 — Acreditação e Certificação, IPQ
*; IPQ — NP EN ISO 17025 — Acreditação e Certificação, IPQ., IPQ
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas-praticas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes e onde os estudantes resolvem os exercícios de forma autónoma.
Avaliação continua (presencial) teste 1*0.25 + teste 2* 0.25 + trabalho de grupo ( maximo 4 elementos) * 0.5
Avaliação Continua (ensino à distância) (3 trabalhso individuais) * 0.5+Apresentação oral*0.25+Questionário individaul*0.25
Epocas de exame : 100% exame (à distancia ou presencial de acordo com indicaç~ies do IPS devido à pandemia SARS-CoV-2, )
No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9.5 valores. A nota final será obtida na prova oral.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
138,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação continua (presencial) teste 1*0.25 + teste 2* 0.25 + trabalho de grupo ( maximo 4 elementos) * 0.5
Avaliação Continua (ensino à distância) (3 trabalhso individuais) * 0.5+Apresentação oral*0.25+Questionário individaul*0.25
Epocas de exame : 100% exame (à distancia ou presencial de acordo com indicaç~ies do IPS devido à pandemia SARS-CoV-2, )
No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9.5 valores. A nota final será obtida na prova oral