Mecânica dos Solos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geotecnia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVN |
6 |
Plano Estudos 2019 |
3 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na unidade curricular de Mecânica dos Solos o estudante deverá ficar habilitado a:
i) conhecer as propriedades básicas dos solos e as principais classificações aplicáveis;
ii) identificar os mecanismos envolvidos na compactação de solos;
iii) compreender os efeitos da água e do seu movimento no interior dos solos;
iv) compreender e aplicar a noção de tensão efetiva e de tensão total nos solos;
v) analisar o comportamento dos solos no que respeita à sua deformabilidade e resistência.
Resultados de aprendizagem e competências
Espírito crítico, a capacidade de análise e a
obtenção de experiência válida.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução à Mecânica dos Solos.
2. Identificação de solos e sua classificação: Propriedades básicas dos solos. Curvas granulométricas. Limites de
Atterberg. Classificação de solos.
3. Compactação de solos: Teoria e curva de compactação. Ensaio de compactação. Controlo da compactação no
campo. Melhoria de terrenos.
4.Água no solo-Pressões estáticas. Capilaridade. Permeabilidade de meios estratificados. Percolação unidirecional
e bidirecional. O princípio das tensões efetivas e sua aplicação. Erosão hidráulica. Filtros.
5.Consolidação-Assentamentos. Compressibilidade de argilas. Teoria da consolidação de Terzaghi e aceleração.
6.Resistência ao corte-Critério e envolvente de rotura. Ensaios drenados e não drenados. Comportamento de areias
e argilas. Expressão de Skempton.
Bibliografia Obrigatória
Ludovico-Marques, M.; Folhas das aulas teóricas e práticas de Mecânica dos Solos
Matos Fernandes, M.; Mecânica dos Solos, FEUP, 2006
Bibliografia Complementar
Craig, R.F; Soil Mechanics, Chapman & Hall, 1992
Kaliakin, V.; Soil Mechanics, Butterworth-Heinemann, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos são apresentados em aula utilizando as ferramentas informáticas usuais. Nas aulas de carácter
prático são resolvidos problemas, com espírito crítico, aplicando os métodos previamente apresentados. A análise
das etapas de resolução dos problemas e do resultado final estimula o espírito crítico, a capacidade de análise e a
obtenção de experiência válida. As aulas de laboratório permitem o contacto com o solo natural, através da
realização de ensaios para obtenção de parâmetros de identificação dos solos, de permeabilidade, deformabilidade
e resistência. Estes trabalhos conduzem à realização de um relatório pelos estudantes, utilizando as metodologias
de Practice Based Research (PBR). Na interface Moodle disponibilizam-se os ficheiros necessários ao trabalho
autónomo, incluindo as atividades associadas a PBR.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
52,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua:
2 testes, a valer 2x40% do total; trabalho de grupo em contexto de laboratório a valer 20% do total.
Avaliação por exame:
100% exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0.4T1 + 0.4T2 + 0.2TG
CF = CE
Melhoria de classificação
Época de Recurso.
Observações
Devido à situação pandémica, as aulas foram parcialmente, à distância com recurso às plataformas moodle e zoom. As aulas laboratoriais foram integralmente presenciais.