Biologia Molecular e Celular
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
45 |
Plano Estudos 2016 |
1 |
- |
5 |
75 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo o aprofundar dos conhecimentos sobre a unidade básica functional dos seres vivos – a célula, em termos da sua composição, dinâmica e funcionamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes conheçam os e entendam os eventos celulares e moleculares intrínsecos ao funcionamento, regulação e diferenciação celular, e adquiram a capacidade de ter uma perspectiva global do funcionamento das células e consequentemente dos organismos vivos. Pretende-se também que os estudantes adquiram conhecimentos e consigam aplicar metodologias experimentais básicas de biologia molecular
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Biomembranas: sistemas de transporte, transmissão de sinais e receptores de membrana.
- Estrutura e função de proteínas.
- Estrutura química e física de ácidos nucleicos. Expressão da informação genética. Mecanismos de síntese (transcrição) e processamento de RNA. Síntese de proteínas (tradução). Manutenção e transmissão da informação genética. Reparação e replicação do DNA. Recombinação. Mitose e meiose. Mecanismos moleculares de recombinação homóloga. Mutação. Detecção, tipos e efeitos.
- Elementos genéticos móveis (vírus, transposões e plasmídeos). Tecnologia do DNA recombinante. Mecanismos de regulação da expressão génica.
- Organização dos genomas: sequências génicas e não génicas; estrutura e morfologia dos cromossomas.
- Controlo molecular do ciclo celular. Divisão celular Linhagem de células germinais e formação de gâmetas. Processos de regulação da morte celular: necrose e apoptose.
Bibliografia Obrigatória
coord.Carlos Azevedo, Cláudio E. Sunkel; Biologia celular e molecular, Lidel , 2012. ISBN: ISBN 978-972-757-692-0 (5ª ed.atual. e aum.)
Bruce Alberts ...[et al.]; Molecular biology of the cell, Garland Science, , 2008. ISBN: ISBN 0-8153-4106-7 (5th ed.)
David Sadava ...[et al.]; Life : the science of biology, Sinauer Associates, 2014. ISBN: ISBN 978-1-4641-3639-9 (10ª edição)
T. A Brown; Gene Cloning and DNA Analysis : An Introduction, John wiley and sons ltd, 2016. ISBN: 9781119072560 (7ª edição)
Jeff Hardin, Gregory Bertoni, Lewis J. Kleinsmith; Becker's world of the cell, Pearson, 2012. ISBN: ISBN 0-321-70978-0. - ISBN 978-0-321-70978-3
Bibliografia Complementar
Harvey Lodish...[et al.]; Molecular cell biology, W.H. Freeman, cop., 2008. ISBN: ISBN 978-0-7167-6017 (6th ed)
Michael R. Green, Joseph sambrook; Molecular cloning : a laboratory manual, CSH Press, 2012. ISBN: ISBN 978-193611342-2 (4 th ed)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular está organizada em duas componentes, uma teórica e outra prática. O conteúdo teórico será apresentado com recurso a suporte informático (apresentações em power point), para que atinjam um conhecimento profundo acerca do funcionamento das células. Com a componente prática os estudantes irão adquirir competências básicas para efectuar e analisar os resultados de trabalhos laboratoriais no âmbito da biologia molecular. Em termos de avaliação, é dada uma maior ponderação ao domínio dos conteúdos teóricos, sendo contabilizado também a aplicação prática destes.
No contexto atual pandémico, as aulas teóricas serão realizadas em regime online (zoom) mas as aulas práticas serão preferencialmente presenciais, sempre que possível.
Software
Lasergene
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Em contexto pré-COVID, a frequência das aulas (20% faltas injustificadas) era exigida como condição de acesso ao regime de avaliação contínua.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF= 90% (Teste1 +Teste2)/2 + 10% Trabalho de Grupo (Biol. Molec.)
Exame normal e recurso:
NF= 100 % Exame OU Exame + componentes de avaliação contínua: (90 % Exame + 10% Trabalho)
Época Especial ou outras excepções:
NF= 100 % Exame OU Exame + componentes de avaliação contínua: (90 % Exame + 10% Trabalho)
Observações: Em caso de provas realizadas em regime online, sempre que houver suspeita acerca de qualquer momento de avaliação, a nota será confirmada através de prova oral. Em caso de falta à prova oral, a nota desse elemento será 0. Em todos os casos de nota final igual ou nsuperior a 16, poderá ser exigida uma prova oral confirmatória, e em caso de falta a nota final será 15.
Observações
No presente ano letivo, o modo de funcionamento da UC foi no início do semestre 100% à distância, por imposição de medidas de confinamento e distanciamento social devido à pandemia de COVID-19. As aulas teóricas foram totalmente lecionadas em plataforma zoom.
Não foi exigida assiduidade mínima de 80% das aulas T e TP em conjunto (ou seja, o aluno poderá ter no máximo 20% de faltas injustificadas, do total de aulas lecionadas).
Sempre que os momentos de avaliação testes/exames sejam não presenciais, foi imposta a possibilidade de prova oral de defesa de nota para todas as classificações acima de 9,5, em casos suspeitos, reconhecendo-se a inviabilidade desta opção ser generalizada por haver >100 inscritos na UC (comum a 2 cursos).