Fenómenos de Transferência II
| Áreas Científicas | 
| Classificação | Área Científica | 
| OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica | 
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais | 
| TPD | 22 | Plano Estudos 2015 | 2 | - | 6 | 75 | 162 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção); aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto; compreensão do conceito de resistência à transferência de massa e resistência global; capacidade de estabelecer balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime estacionário, quer em regime transiente; capacidade de aplicar dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples; desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de tecnologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Difusão. Definições de velocidades e fluxos. Difusão: 1ª Lei de Fick. Casos especiais de difusão: difusão equimolecular e em camada estagnante. Difusão transiente. 2ª Lei de Fick. Difusão e conveção. 2-Convecção. Equações da continuidade: conservação de massa total e dos componentes. Difusão e convecção em regime estacionário e difusão unidimensional em regime transiente. Transporte interfacial. Coeficientes de transferência de massa. Análise dimensional e correlações empíricas. Transferência de massa entre fases. Coeficientes globais de transferência de massa.
Bibliografia Obrigatória
F.P. Incropera, D.P. Witt, T.L. Bergman, A.S.	Lavine; Fundamentals	of Heat and Mass Transfer, Wiley, 2007
JR Welty,	CE Wicks, RE	Wilson; Fundamentals	of Momentum, Heat, and Mass Transfer, John Wiley and Sons, 1984
M.N. Pinho, D.M.F. Prazeres; Fundamentos	de Transferência de Massa, IST Press, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos conceitos em aula teórica com ilustração de alguns exercícios típicos e resolução de atividades por parte dos estudantes. Resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas.
 
Avaliação totalmnente on-line:
 Avaliação Contínua - 6 exercícios de aula (15% cada) e 10% de atividades no moodle  
ou
 100% Exame
Avaliação totalmente Presencial:
2 testes (45% cada) e  e 10% de atividades no moodle  
ou
100% Exame
Se a avaliação iniciar-se on line a passar a presencial:
Avaliação Contínua -  3 exercícios de aula (15% cada) e um teste (45%) e  atividades no moodle  (10%).
ou
100% Exame
Nos exames on-line haverá prova oral de validação das avaliações superiores a 9.5/20.
 
 Nas avaliações on-line os estudantes deverão ter a câmara ligada  e devem apresentar um elemento de identificação. 
 
 Caso seja detetado algum indício de fraude a prova de avaliação será anulada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | Peso (%) | 
| Participação presencial | 10,00 | 
| Teste | 90,00 | 
| Total: | 100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | Tempo (Horas) | 
| Estudo autónomo | 87,00 | 
| Frequência das aulas | 75,00 | 
| Total: | 162,00 | 
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
 
 on-line 
 atividades moodle 10% +6 exercícios (15% cada)
  
 presecial 
 atividades moodle 10% +2 testes (45% cada)
 
 on-line e presencial
 atividades moodle 10% +3 exercícios (15% cada) + 1 teste (45%)
 
 ou
 
 100% Exame
Observações
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