Reatores Heterogéneos e Catálise
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
0 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
6 |
52,5 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Aquisição de conhecimentos no estudo do dimensionamento e operação de reatores catalíticos heterogéneos. Aquisição de competências na análise da eficiência de catalisadores sólidos, na seleção das espécies catalíticas para um determinado processo catalítico e na caracterização do catalisador.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à catálise heterogénea e catalisadores. Propriedades dos catalisadores, sua importância e aplicações.
- Catalisadores heterogéneos: tipos de catalisadores, caracterização físico-química, textural e funcional. Seletividade e atividade catalítica. Zeólitos: propriedades, aplicações e estruturas dos zeólitos mais utilizados industrialmente.
- Cinética das reações catalíticas heterogéneas: mecanismos de Langmuir-Hinshelwood e Rideal‑Eley. Cálculo da velocidade de reações e constantes cinéticas. Difusão e reação num catalisador.
- Reatores heterogéneos: características gerais dos reatores catalíticos heterogéneos, tipos e aplicações. Considerações de dimensionamento.
Bibliografia Obrigatória
H. Scott Fogler; Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice-Hall, 3rd edition, 1998
J.L. Figueiredo, F. Ramôa Ribeiro; Catálise Heterogénea, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
G. Ertl, H. Knozinger, J. Weitkamp; Handbook of Heterogeneous Catalysis, Wiley-VCH, 1997
Francisco Lemos, José Madeira Lopes, Fernando Ramôa Ribeiro; Reactores Químicos, IST Press, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A matéria teórica é apresentada com recurso a slides de PowerPoint de forma dinâmica e interativa com os estudantes, intercalando com a resolução de exercícios de aplicação prática para reforço de aquisição de conteúdos em aulas cuja tipologia é teórico/práticas. Serão ainda desenvolvidos trabalhos laboratoriais de grupo onde se aplicam os conceitos lecionados, por exemplo na síntese e caracterização de catalisadores.
Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle.
Avaliação contínua:
- 2 testes de 40% cada.
- 2 trabalhos laboratoriais: 20%.
Avaliação por exame em 1.ª ou 2.ª época (100%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
89,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
Nota final = 40% Teste 1 + 40% Teste 2 + 20% Trabalhos laboratoriais.
Avaliação por exame:
100% Exame.