Otimização de Processos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
17 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências para elaborar modelos representativos da operação e funcionamento de processos na indústria química e de biotecnologia, permitindo a partir destes efetuar uma análise e previsão do modo de funcionamento. Como base nessa análise preliminar o estudante deve adquirir competências para otimizar de forma crítica o funcionamento desses processos, utilizando para o efeito uma panóplia de ferramentas que vão desde simples folhas de cálculo até software específico.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Natureza e Organização dos problemas de otimização em Processos Químicos e em Biotecnologia. 2. Conceitos básicos de otimização aplicada à indústria. 3. A Programação linear de problemas de otimização nos processos Químicos e em Biotecnologia: Conceitos gerais; Método simplex; Software para a programação Linear. 4. Programação não linear nos processos Químicos e em Biotecnologia: Problemas de univariável e de multivariável. Problemas sem restrições e com restrições. Software de programação não linear. 5. Aplicação da otimização ao planeamento integrado, programação e controlo em processos Industriais. 6. Aplicações a problemas práticos: projeto de uma pequena rede de permutadores de calor, otimização em tempo real de uma coluna de destilação, projeto e operação de um reator químico, etc.
Bibliografia Obrigatória
R. Fletcher; Practical Methods of Optimization, Wiley, 2000. ISBN: ISBN-13: 978-0471494638
T.F. Edgar and D.M. Himmelblau, Lasdon,; Optimization of Chemical Processes, McGraw Hill, 2001. ISBN: ISBN-13: 978-0071189774
Bibliografia Complementar
K. Urbaniec and C. McDermott; Optimal Design of Process Equipment, John Wiley, 1986. ISBN: ISBN-13: 978- 0853125099
F. Hillier, G. Lieberman; Introduction to Operations Research, McGraw Hill, 2005. ISBN: ISBN-13: 978- 0071333467
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas envolvem a exposição dos conteúdos teóricos. Nas aulas que envolvam a aplicação destes conteúdos são apresentados exemplos de aplicação sempre que possível utilizando sistemas informáticos com software apropriado. São também propostas pequenas tarefas para os estudantes para consolidação dos conhecimentos adquiridos. A resolução de exercícios previamente propostos é executada individualmente ou em pequenos grupos.
Em avaliação contínua são realizadas atividades ao longo das aulas (20%), um teste (40%) e um trabalho de grupo (40%). Estes trabalhos envolvem a disponibilização por parte da escola de meios informáticos e de software apropriados sendo necessário a entrega de relatório escrito e apresentação oral em inglês. A avaliação não contínua far-se-á através de um exame final escrito (60%), sendo considerado na avaliação final a avaliação dos trabalhos de grupo (40%). Nos testes e exames on-line haverá prova oral das avaliações superiores a 9,5/20.
A metodologia de avaliação será igual, mesmo que a UC passe para um regimo de lecionação presencial.
Nas avaliações on-line os estudantes deverão ter a câmara ligada e devem apresentar um elemento de identificação.
Caso seja detetado algum indício de fraude a prova de avaliação será anulada.
Software
UniSim – Software for Process Design and Simulation
General Algebraic Modeling System (GAMS)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Trabalho de grupo obrigatório, porque confere competências a nivel da otimização de processos com meios tecnológicos apropriados.
Fórmula de cálculo da classificação final
AvaliaçãoContínua
Atividades (20%) + teste (40%) + trabalho de grupo (40%)
ou
Exame final
Exame (60%) + trabalho (40%).
Observações