Métodos Instrumentais de Análise B
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
60 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os objetivos desta UC são:
Conseguir usar métodos óticos, eletroanalíticos, cromatográficos, etc.;
Identificar vantagens e limitações de cada técnica;
Descrever o funcionamento dos aparelhos de cada técnica;
Utilizar os aparelhos conhecendo a melhor forma de tirar partido das suas potencialidades;
Saber escolher a melhor técnica a usar em cada situação (resultados esperados e custo);
Identificar e aplicar os passos preparatórios essenciais a cada técnica.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Análises Qualitativas e Análises Quantitativas.
2. Métodos Óticos (absorção atómica e molecular – UV/VIS; fotometria de chama; emissão atómica, ICP; Fluorescência, Fosforescência).
3. Espetrometria de Massa.
4. Métodos Eletroanalíticos (métodos potenciométricos, voltamétricos, coulimétricos e eletrogravimétricos).
5. Difração de RX.
6. Métodos cromatográficos (HPLC, GC, SEC, técnicas hifenadas, etc.).
Bibliografia Obrigatória
M.L.S. Gonçalves; Métodos Instrumentais para a Análise de Soluções, Análise Quantitativa, Fundação Calouste Gulbenkian, 4th. ed., 2001
D.C. Harris; Quantitative Chemical Analysis, W.H. Freeman and Co., 6th ed., 2003
D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman; Principles of Instrumental Analysis, Saunders College Publishing, 5th ed., 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos alunos. Aulas práticas onde os alunos resolvem os exercícios de forma autónoma.
A avaliação consiste em 20% para a apresentação/discussão de um trabalho científico e 80% para dois testes ou para o exame.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não Aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
40% Teste 1 + 40% Teste 2 + 20% Apresentação/discussão de um trabalho científico.
Exame (todas as épocas):
100% Exame ou 80% Exame + 20% Apresentação/discussão de um trabalho científico.
- Ao estudante que assine o trabalho e não se apresente na apresentação/discussão oral do mesmo, poderá ser atribuída classificação nula na referida apresentação (peso de 50% na classificação final do trabalho). Poderá ser atribuída classificação distinta a alunos do mesmo grupo com base no empenho demonstrado, na qualidade da apresentação oral e no domínio do tema.
- Os dois testes e a apresentação/discussão de um trabalho científico são obrigatórios como condição de avaliação contínua.