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Processos de Separação IB

Código: BIOT153     Sigla: PS IB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2122/course/view.php?id=1694
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 71 Plano Estudos 2015 2 - 4,5 52,5 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,50
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Isabel Teixeira de Sousa 0,70
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 0,80
Ensino Teórico-Prático Totais 2 3,00
Isabel Teixeira de Sousa 1,40
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 1,60
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-04-11.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC de Processos de Separação IB tem como objetivos apresentar operações unitárias de separação/purificação das indústrias biológicas e afins, fornecendo aos estudantes os conhecimentos para a análise e projeto/dimensionamento de equipamentos.
Competências dos estudantes:
- Identificar os princípios dos processos de separação.
- Escolher os processos mais adequados para uma separação.
- Dimensionar equipamentos e avaliar a influência das condições operatórias na separação.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução: Etapas de um processo de separação.
2. Movimento de fluidos através de leitos porosos: Eq. de Darcy, Kozeny e Ergun.
3. Fluidização: Velocidade mínima de fluidização.
4. Operações de Separação Sólido-Líquido (sólidos em suspensão):
(i) Filtração a caudal e a pressão constante. Dimensionamento de filtros.
(ii) Sedimentação gravítica. Velocidade de Sedimentação; Lei de Stokes; Dimensionamento de Sedimentadores.
(iii) Centrifugação. Lei de Stokes aplicada; Área equivalente de sedimentação; Tipos de centrífugas. Equações de dimensionamento de centrífugas.
5. Extração por solventes: Extração por solventes orgânicos ou fluidos supercríticos.
6. Precipitação de Proteínas: Métodos - Adição de sais, Controlo de pH no Ponto Isoelétrico, Adição de Polímeros não Iónicos, Adição de Solventes, Adição de Polieletrólitos e de iões metálicos.
7. Rutura Celular: Métodos de Rutura - Métodos Físicos, Químicos, Enzimáticos e Choque Osmótico.
8. Concentração de produto: Secagem e Liofilização.

Bibliografia Obrigatória

Coulson, J.M., Richardson, J.F; Chemical Engineering, Pergamon Press, 1985 (Vol. III)
Ladisch, M.R.; Bioseparations Engineering: Principles, Practice, and Economics, John Wiley & Sons, 2001
Seader, J.D., Henley, E.J.; Separation Processes Principles, John Wiley & Sons, 1998

Bibliografia Complementar

Betler, P.A., Cussler, A.L., Hu, W.-S.; Bioseparations: Downstream Processing for Biotechnology, John Wiley & Sons, 1988
Goldberg, E.; Handbook of Downstream Processing, Blackie Academic & Professional, 1997
Harrison, R., Todd, P., Rudge, S., Petrides, D.; Bioseparations Science and Engineering, Oxford University Press, 2003
Doran, P.; Bioprocess Engineering Principles, Academic Press, 2003
Forciniti, D.; Industrial Bioseparations: Principles and Practice, Wiley-Blackwell, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será apresentada matéria teórica promovendo o envolvimento e a participação de todos os alunos, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta na plataforma Moodle sobre as matérias lecionadas. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas que permitam a consolidação das temáticas lecionadas. Em qualquer ocasião os alunos podem contactar o docente através da mesma plataforma.
A avaliação consiste em 20% para a apresentação/discussão de um trabalho científico e 80% para dois testes ou para o exame.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 52,50
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação em período letivo:
40% Teste 1 + 40% Teste 2 + 20% Apresentação/discussão de um trabalho científico.

Exame (todas as épocas):
100% Exame ou 80% Exame + 20% Apresentação/discussão de um trabalho científico.

- Ao estudante que assine o trabalho e não se apresente na apresentação/discussão oral do mesmo, poderá ser atribuída classificação nula na referida apresentação (peso de 50% na classificação final do trabalho). Poderá ser atribuída classificação distinta a alunos do mesmo grupo com base no empenho demonstrado, na qualidade da apresentação oral e no domínio do tema.

- Os dois testes e a apresentação/discussão de um trabalho científico são obrigatórios como condição de avaliação contínua.

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