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Reatores Biológicos B

Código: BIOT160     Sigla: RB B

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 60 Plano Estudos 2015 3 - 5,5 75 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Teixeira de Sousa Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Isabel Teixeira de Sousa 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 2 5,00
Isabel Teixeira de Sousa 5,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Reatores Biológicos B

Objetivos

É uma UC de carácter integrante de várias outras lecionadas anteriormente. Por isso, espera-se que o estudante no final do semestre conheça o modo de operação de vários tipos de reatores biológicos e que consiga aplicar conhecimentos de fenómenos de transferência, bem como de bioprocessos (balanços de massa e energia). Para além disso, também é esperado que o estudante aprenda algumas noções básicas de dimensionamento de sistemas de agitação em caldos fermentativos e adquira conhecimentos relativamente aos fenómenos subjacentes à mistura e agitação de caldos fermentativos, bem como a sua esterilização.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa a abordagem dos conceitos necessários para o projecto e dimensionamento de reactores biológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

Cap 1: Comparação de reactores químicos com reactores biológicos. Fatores chave no projeto de biorreatores.

Cap 2: Cinética microbiana; Equações de balanço mássico. Rendimento de uma reação e sua determinação. Classificação de produtos. Inibição do crescimento celular pelo substrato e pelo produto.

Cap 3: Modos de operação: continuo;  descontínuo e modo semi-contínuo e plug-flow.

Cap 4: Transferência de oxigénio em culturas celulares.

Cap 5: Mistura e agitação. Biorreatores sem agitação mecânica.

Cap 6: Transferência de calor em biorreatores.

Cap 7: Esterilização dos meios fermentativos pelo calor, em descontínuo e em contínuo. Filtração do ar.

Cap 8: Critérios de mudança de escala de biorreatores.

Cap 9: Exemplos de aplicação de biorreatores.

Bibliografia Obrigatória

M. Manuela da Fonseca e José A. Teixeira; Reactores Biológicos , Lidel, 2007. ISBN: ISBN-10:972-757-366-5
P. Doran; Bioprocess Engineering Principles, Acad. Press, 1995

Bibliografia Complementar

N. Lima, M. Mota; Biotecnologia, Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas é usado o método expositivo-participativo  para a apresentação dos conteúdos abordados na UC. Os exercícios resolvidos nas aulas teórico-práticas servem para ajudar na compreensão dos conteúdos e/ou conceitos que possam ser difíceis de compreender na totalidade na aula teórica. A prática de resolução de exercícios durante o semestre permite ao estudante consolidar por etapas os conhecimentos obtidos durante as aulas da UC Para além disso, pretende-se ainda fomentar o espírito crítico e a reflexão, por isso as aulas são lecionadas na forma de conversa com os estudantes.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia > Nano-dispositivos
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 75,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 67,50
Trabalho de investigação 5,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 148,50

Obtenção de frequência

Não há assiduidade obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: 30%x 1º Teste + 45%x 2º Teste + 20% Trabalho + 5% Avaliaçao em contexto de aula

Avaliação 1ª/2ª época e época especial: 80%x Exame + 20% Trabalho OU 100%xExame

Melhoria de classificação

Exame 100%

Observações

No âmbito da avaliação contínua, o estudante poderá fazer um trabalho em grupo sobre uma aplicação dos reatores biológicos, selecionada de um conjunto de temas propostos.
Estes temas incluirão a aplicação de reatores biológicos para: produção de células animais, produção de células vegetais, produção de proteínas recombinantes, produção de tetraciclinas, produção de levedura de padeiro, produção de cerveja, cultivo de microalgas, digestão anaeróbia, tratamento aeróbio de águas residuais, entre outros que possam igualmente adequar-se ao objetivo do trabalho. No final, o trabalho é apresentado com suporte de powerpoint, reservando tempo para posterior discussão e questões. O trabalho deve ser apresentado e escrito em língua inglesa. Incluirá ainda questões sobre o trabalho apresentado para colocar aos colegas que assistem. Poderá ser atribuída uma nota diferente a cada elemento do grupo.

 

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