Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > CVD010
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Geologia de Engenharia

Código: CVD010     Sigla: GE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geotecnia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2021/mod/page/view.php?id=18906
Unidade Responsável: Geotecnia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CIVD 12 Plano Estudos 2019 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Amaral Costa Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Isabel Maria Amaral Costa 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Evidenciar as implicações da Geologia nas obras de engenharia.

Mostrar a importância da observação natural, própria da ciência que é a Geologia.

Fornecer os termos que permitem um entendimento entre o Engenheiro Civil e o Geólogo.

Ministrar as bases que permitirão uma primeira análise da informação geológica na perspectiva da Engenharia civil.

Identificar macroscopicamente os principais tipos de rochas.

Interpretar cartas geológicas.

Conhecer, em traços gerais, a constituição geológica do território português.

Distinguir os principais métodos de prospeção geotécnica.

Conhecer os processos de alteração das rochas e formação de solos.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à Geologia para Engenharia Civil: Objetivos e importância. Noções gerais de Geologia. Sismologia.

  2. Mineralogia e Petrologia: Mineral e substância amorfa. Breve referência à classificação e propriedades macroscópicas dos minerais. Conceito de rocha. Classificação das rochas. Processos de formação de cada tipo de rocha.

  3. Geologia Estrutural: Tensão e deformação. Dobras e fraturas (falhas e fendas).

  4. Cartografia Geológica: Interpretação de cartas geológicas. Cortes geológicos.

  5. Geologia de Portugal: Unidades fundamentais.

  6. Prospeção geotécnica.

  7. Alteração das rochas e formação de solos: Meteorização e Erosão. Dinâmica sedimentar. Conceito e fases constituintes do solo.

Bibliografia Obrigatória

GROTZINGER & JORGAN; Understanding Earth, W. H. Freeman, 2014 (7th Ed.)

Bibliografia Complementar

T. WALTHAM; Foundations Engineering Geology, Spon Press, 2002 (2nd Ed.)
G. VALLEJO; Ingeniéria Geológica, Pearson, Prentice Hall, 2002
C. KLEIN; The Manual of Mineral Science, John Wiley & Sons, 2002 (22nd ed.)

Observações Bibliográficas

Textos didácticos de apoio:
COSTA, Isabel — Glossário de Geologia - ESTBarreiro/IPS, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas de carácter teórico são do tipo expositivo, recorrendo-se a ferramentas informáticas para ilustrar as diversas matérias.
As aulas práticas variam de acordo com os temas. As tarefas do aluno vão desde a identificação de minerais e rochas em amostra de mão, feita habitualmente em grupo, à análise e interpretação de cartas geológicas, com recurso a técnicas de construção de cortes geológicos, até à resolução individual de problemas.

A análise dos resultados procura estimular o espírito crítico, a capacidade de análise de situações similares e a obtenção de experiência válida.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Regime de Avaliação Contínua: nota final repartida entre 2 Testes (2x40%) executados durante o semestre, em horário de aula, juntamente com um Trabalho c/apresentação (15%) efectuado em grupos de 2 elementos, e 1 avaliação em contexto de aula (5%).

Regime de Avaliação por exame: nota final máximo entre, 100% Exame (nota mínima 9,5 valores), ou 80% Exame + Trabalho (15%) + Aval. Aula (5%).

Observações

O actual contexto pandémico pode afectar a componente prática das aulas que exija auxilio de materiais exitentes nas instalções da Escola, na medida em que há períodos em que o regime de leccionação é online.
Este contexto pandémico pode obrigar a que a realização dos testes e/ou exames seja online. Neste caso considera-se a possibilidade de ser exigida uma prova oral a todos os estudantes que obtenham uma classificação superior ou igual a 9,5 valores, e a classificação final será a classificação obtida na prova oral.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-22 às 17:49:41