| Código: | MEBQ005 | Sigla: | TEE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Química e Industrial |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Processos em Engenharia Química e Biológica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Biológica e Química |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEBQ | 15 | Plano Estudos 2015 | 1 | - | 4 | 37,5 | 108 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Rui Pedro Nogueiro Gomes Morais Borges | Responsável |
| Ensino Teórico-Prático: | 2,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,50 |
| Rui Pedro Nogueiro Gomes Morais Borges | 2,50 |
Enumerar as principais motivações na procura de tecnologias alternativas de energia no contexto das políticas energéticas e dos quadros legislativos.
Identificar e descrever cenários e modelos de energia.
Enumerar as principais tecnologias emergentes.
Explicar as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias energéticas do futuro.
Descrever as estruturas físicas e químicas da biomassa e seu uso potencial para a produção de bioenergia, biomateriais e bioquímicos.
Identificar e descrever os recursos de biomassa, sua ocorrência e aplicação num conceito de biorrefinaria.
Enumerar os conceitos fundamentais na conceção duma biorrefinaria, nomeadamente métodos de conversão biológica, química e termoquímica.
Saber aplicar o hidrogénio como vetor de energia.
Descrever o modo de funcionamento de uma célula de combustível, bem como a função dos componentes individuais.
Compreender e apresentar as diferenças na função e aplicação de diferentes tipos de células de combustível.Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados através de uma metodologia expositiva com a apresentação de exemplos práticos, sempre que possível. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise de estudos de caso e exercícios.
A avaliação pode ser contínua ou por exame de época normal ou de época de recurso. A avaliação contínua consiste num trabalho escrito (50%) e um teste escrito (50%). A avaliação por exame consiste numa prova de avaliação global (100%).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 60,50 |
| Frequência das aulas | 37,50 |
| Trabalho escrito | 10,00 |
| Total: | 108,00 |