Indústrias Alimentares
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
0 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Conhecer e compreender os conceitos e os princípios fundamentais das operações e técnicas mais recentes utilizadas na indústria alimentar, que permitem o controlo das reações nos alimentos durante a sua transformação ou processamento e armazenamento. O estudante deve ainda reconhecer a importância de aplicar a tecnologia mais apropriada tendo em conta a qualidade e o valor nutricional de um dado alimento.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Indústrias alimentares e relação com consumidores - mercado atual.
- Propriedades dos alimentos e bases teóricas para o processamento dos alimentos.
- Preparação de matérias-primas. Escolha, classificação, mistura e redução do tamanho.
- Armazenamento/embalagem de frescos. Controlo de temperatura e da composição da atmosfera.
- Processamento dos alimentos por fornecimento/remoção de calor.
- Aplicação de novas tecnologias na conservação e processamento de alimentos: nanotecnologia. Processos térmicos alternativos. Inovação na tecnologia do frio. Refrigeração com vácuo. Refrigeração assistida com ultrassons. Refrigeração com altas pressões. Metodologias de bioconservação dos alimentos. Processamento combinado de alimentos (Hurdle Technology). Fermentação e tecnologia enzimática.
- Indústrias agroalimentares: panificação, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, cereais, leite e derivados, carnes e produtos cárneos, pescado, óleos e gorduras, frutas e vegetais.
Bibliografia Obrigatória
Hui, Y.H.; Handbook of Food Science, Technology and Engineering, CRC Taylor and Francis, Vol. 3, 2006
Thornes, N.; Food Technology, 2001
Mallett, C.P.; Frozen Food Technology, Springer, 1993
Bibliografia Complementar
Morris, N.; Food Technology, Heinemann-Raintree, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC está organizada com uma componente letiva de tipologia Teórico/Prática que proporciona uma estrutura dinâmica de interação entre a apresentação dos conteúdos teóricos com a sua aplicação prática. Assim serão lecionados os conceitos teóricos referidos no programa com auxílio de slides de PowerPoint. A componente de aplicação prática recorre à resolução de exercícios de aplicação da matéria lecionada. Para além disso, os estudantes irão realizar um pequeno projeto/trabalho relacionado com uma indústria alimentar, caracterizando os processos e propondo novos, com base em novas tecnologias, caso seja possível.
Avaliação contínua: 2 testes (2x 40%) + miniprojeto de indústria alimentar (20%). A avaliação poderá ainda ser realizada por exame (80%) + miniprojeto de indústria alimentar (20%). A avaliação poderá ainda ser totalmente composta pelo exame final em 1.ª ou 2.ª época (100%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
41,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
40% Teste 1 + 40% Teste 2 + 20% Miniprojeto
Exame (todas as épocas):
100% Exame ou 80% Exame+20% Miniprojeto.
Nota mínima em exame: 9,5 valores.