Fundamentos de Bioprocessos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
79 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
4,5 |
67,5 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Fundamentos de Bioprocessos tem como objectivo o desenvolvimento de cálculos matemáticos simples de forma a quantificar a transformação de matériasprimas em produtos finais, dando também importância ao consumo ou produção de energia.Ao longo desta unidade curricular, o aluno deverá adquirir as seguintes competências:- Aplicar balanços de massa e energia a operações unitárias e processos químicos e bioquímicos commúltiplas etapas.- Classificar e determinar calores sensíveis, calores latentes e calores de reacção.- Aplicar balanços combinados de massa e de energia a qualquer processo.- Resolver problemas que envolvam balanços de massa e de energia em estado não estacionário.
Resultados de aprendizagem e competências
N/A
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1.Introdução a Bioprocessos
2. Introdução a cálculos de engenharia
3. Apresentação e análise de dados2. Balanços de massa: Revisões de conceitos de termodinâmica, lei da conservação de massa, Procedimentos para cálculo de balanços de massa. Balanços de massa sem Reacção Química: Processos com múltiplas Operações Unitárias; reciclo e desvio. Balanços de Massa com reacção química: reacções múltiplas, rendimento e Selectividade; Balanços Moleculares e Atómicos; Separação do Produto.,
5. Balanços de energia: Equações de balanços de energia gerais; Procedimento para o cálculo de balanços deenergia, Balanços energia sem Reacção Química: Balanços Energia com Reacção Química: Calores de Reacção; Medida e Cálculo dos Calores de Reacção; Reacções de Formação e Calores de Formação; Combustão; Calor de reacções para processos com produção de biomassa, Equação de balanços de energia para culturas celulares, balanços de energia em fermentadores.4. Balanços de massa e energia combinados.
Bibliografia Obrigatória
Felder, Richard M., Rousseau, Ronald W.,; Elementary Principles of Chemical Process, Jonh Wiley & Sons
Perry, Jonh H.,; Chemical Engineer’s Handbook, Prentice-Hall Internationa Inc
Geankoplis, Christie J; Transport Processes and Unit Opertions, Prentice-Hall Internationa Inc
Pauline M. Doran; Bioprocess Engineering Principles, Academic Press , 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas onde se recorre à técnica expositiva para expor os conceitos propostos estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes. Para além disso, propõe-se aos mesmos, de uma forma autónoma, a resolução de exemplos práticos da aplicação dos conceitos anteriormente expostos.
avaliação contínua (presencial) 1º miniteste * 0.1 + 2º miniteste * 0.1 + 3ºminiteste*0.1 + 4º teste * 0.7
avaliação contínua (á Distância plataforma moodle) 1º miniteste * 0.1 + 2º miniteste * 0.1 + 3ºminiteste*0.1 + 4º teste * 0.7
Avaliação por exame (todas as epocas): 100% Exame. No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9,5 valores. A nota final será obtida na prova oral.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
67,50 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
em exame de recurso
Fórmula de cálculo da classificação final
A) Avaliação contínua
3 mini-testes (3x0,1) + teste global (1x0,7). Média final ponderada (com base no peso individual de cada teste).
B) Exame correspondendo a 70% da nota da disciplina + 3 mini-testes da avaliação contínua (3 x 10%)
C) Exame final correspondendo a 100% da nota da disciplina.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
N/A