Código: | BIOT160 | Sigla: | RB B |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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BIOT | 61 | Plano Estudos 2015 | 3 | - | 5,5 | 75 | 148,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Isabel Teixeira de Sousa | Responsável |
Ensino Teórico: | 2,00 |
Ensino Teórico-Prático: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico | Totais | 1 | 2,00 |
Isabel Teixeira de Sousa | 2,00 | ||
Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 5,00 |
Isabel Teixeira de Sousa | 5,00 |
Cap 1: Comparação de reactores químicos com reactores biológicos. Fatores chave no projeto de biorreatores.
Cap 2: Cinética microbiana; Equações de balanço mássico. Rendimento de uma reação e sua determinação. Classificação de produtos. Inibição do crescimento celular pelo substrato e pelo produto.
Cap 3: Modos de operação: continuo; descontínuo e modo semi-contínuo e plug-flow.
Cap 4: Transferência de oxigénio em culturas celulares.
Cap 5: Mistura e agitação. Biorreatores sem agitação mecânica.
Cap 6: Transferência de calor em biorreatores.
Cap 7: Esterilização dos meios fermentativos pelo calor, em descontínuo e em contínuo. Filtração do ar.
Cap 8: Critérios de mudança de escala de biorreatores.
Cap 9: Exemplos de aplicação de biorreatores.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 75,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 67,50 |
Trabalho de investigação | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 148,50 |
No âmbito da avaliação contínua, o estudante poderá fazer um trabalho em grupo sobre uma aplicação dos reatores biológicos, selecionada de um conjunto de temas propostos.
Estes temas incluirão a aplicação de reatores biológicos para: produção de células animais, produção de células vegetais, produção de proteínas recombinantes, produção de tetraciclinas, produção de levedura de padeiro, produção de cerveja, cultivo de microalgas, digestão anaeróbia, tratamento aeróbio de águas residuais, entre outros que possam igualmente adequar-se ao objetivo do trabalho. No final, o trabalho é apresentado com suporte de powerpoint, reservando tempo para posterior discussão e questões. O trabalho deve ser apresentado e escrito em língua inglesa. Incluirá ainda questões sobre o trabalho apresentado para colocar aos colegas que assistem. Poderá ser atribuída uma nota diferente a cada elemento do grupo.
A participação presencial inclui a entrega de exercícios selecionados, apresentados em aula, e resolvidos individualmente pelo aluno.