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Física

Código: TLQB014     Sigla: Fi

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Física

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 11 Plano Estudos 2015 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Ludovico Marques Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Isabel Maria Amaral Costa 4,00
Marco António Ludovico Marques 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal é fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais da física. Pretende-se que os estudantes fiquem capacitados para: equacionar, simplificar e resolver uma variedade de problemas físicos; Interpretar e resolver problemas de física; Desenvolver
capacidades analíticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Segundo diretrizes recebidas este campo não deve ser preenchido.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Matemática.

Programa

Conteúdos programáticos:
1. Conceitos básicos sobre grandezas e medidas.
2. Mecânica e propriedades de sólidos.
3. Propriedades dos fluidos.
4. Eletricidade e magnetismo.
5. Estática do ponto material no plano.

Bibliografia Obrigatória

D. Hallyday and R. Resnick; Fundamentals of Physics, John Wiley & Sons, 2006

Bibliografia Complementar

F. P. Beer, E. R. Johnston, E. R. Eisenberg; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática, McGraw-Hill, 2006
D.F. Young, B.R. Munson and T.H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley & Sons, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de ficheiros powerpoint, pdf com os conteúdos programáticos, intercalados com a resolução de exercícios também com recurso à plataforma moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,00
Trabalho escrito 6,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação por testes e "Avaliação em contexto de sala de aula" que inclui vários "Exercícios Regulares" realizados ao longo do semestre.
A componente de avaliação por testes constitui 40% da avaliação final e a "Avaliação em contexto de sala de aula" corresponde a 60% da avaliação final. São realizados 2 testes e 4 "Exercícios Regulares", tendo as componentes referidas distribuição igual pelos elementos de avaliação da mesma tipologia. 

Nota mínima na nota dos exames: 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final


CF=(MAER + MT)/2

MAER é a Média aritmética dos "Exercícios Regulares" realizados no decurso da avaliação contínua.
MT é a Média aritmética dos testes realizados no decurso da avaliação contínua.

CF=CE (Épocas normal, recurso e especial)

Provas e trabalhos especiais

Não.

Trabalho de estágio/projeto

Não.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não.
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