Modelação de Processos Biológicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
26 |
Plano Estudos 2016 |
3 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta UC é fornecer conhecimentos sobre modelação matemática necessários para simular sistemas biológicos/bioquímicos de um ponto de vista cinético e metabólico. Esta formulação matemática advém da biologia
dos sistemas, em que os sistemas podem ser modelados através da utilização de equações diferenciais que englobam não só a cinética e os fluxos do sistema mas também os aspetos de regulação e compartimentação. Esta UC inclui também modelos de aplicação farmacocinética, que foram inicialmente introduzidos na UC “Metabolismo
e Regulação”. Nesta UC, os estudantes desenvolvem competências em análise bio-matemática de sistemas biológicos utilizando ferramentas computacionais e bases de dado na área da biologia de sistemas.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Modelação matemática de reações enzimáticas: cinética enzimática, mecanismos de ativação e inibição;
modelação de sistemas uni-enzimáticos – leis de ação de massa e de potências, lei de Henri-Michaelis-Menten.
2. Modelação de redes metabólicas I: descrição de sistemas metabólicos e dinâmicos; análise do controlo
metabólico de sistemas; simulação por equações diferenciais e análise de fluxos metabólicos; representação por
grafos.
3. Modelação de redes metabólicas II: reconstrução de modelos e integração de dados ómicos com modelos
celulares.
4. Modelação de redes metabólicas III: modelos de gene único e probabilístico para genes procarióticos; modelos
regulatórios.
5. Modelação de compartimentos I: fluxo e transportadores.
6. Modelação de compartimentos II: farmacocinética e metabolismo de fármacos.
Bibliografia Obrigatória
Fell, D.; Understanding the Control of Metabolism (Frontiers in Metabolism)
Bower, J.M., Bolouri, H.; Computational Modeling of Genetic and Biochemical Networks
Britton, N.F.; Essential Mathematical Biology
Peters, S.A.; Physiologically-Based Pharmacokinetic (PBPK) Modeling and Simulations: Principles, Methods, and Applications in the Pharmaceutical Industry Hardcover,
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas demonstrativas. Aula de exercícios práticos que terá como foco mostrar em um grande número de exemplos simples os vários modelos matemáticos que surgem nesta área.
É proposto aos estudantes a realização de dois trabalhos escritos que possibilitam treino em modelação e utilização de software. O Trabalho 1 é um mini-relatório com análise computacional de um modelo metabólico utilizando software de relevância em Engenharia Metabólica. O Trabalho 2 é a análise crítica de um artigo científico (replicação dos resultados in silico) com base num tema lecionado pelo docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
22,50 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
7,50 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
49,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
Classificação final = 35% Teste 1 + 35% Teste 2 + 15% Trabalho 1 + 15% Trabalho 2
Época de Exame e Época Especial
100% Exame ou
70% Exame + 15% Trabalho 1 + 15% Trabalho 2
- Os Trabalhos 1 e 2 são de entrega obrigatória na avaliação contínua.
- O Trabalho 2 é apresentado oralmente, em grupo, e poderá ser atribuida uma classificação nula ao aluno que não se apresente na discussão oral do mesmo, ainda que tenha assinado o trabalho; Poderá ser atribuida classificação distinta a alunos do mesmo grupo com base no empenho demonstrado, na qualidade da apresentação oral e do domínio do tema.