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Dimensionamento de Estruturas

Código: CVN028     Sigla: DE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Mecânica e Estruturas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil (regime noturno)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CIVN 18 Plano Estudos 2019 4 - 7 75 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Cruz Ferreira de Oliveira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Cristina Cruz Ferreira de Oliveira 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deverá ficar capacitado a: I. organizar um projeto de fundações e estruturas em qualquer uma das suas fases; II. definir, quantificar e combinar ações; III. conceber e dimensionar estruturas de edifícios regulares de betão armado; IV. conceber e dimensionar muros de suporte de terras; V. adquirir competências de dimensionamento para utilização de métodos de análise de estabilidade e de verificação de segurança da componente geotécnica de fundações superficiais; VI. dimensionar um projeto de estruturas de betão armado, de acordo com a regulamentação europeia (Eurocódigos).

Resultados de aprendizagem e competências

O primeiro capítulo tem como objetivo efetuar um enquadramento do conteúdo programático bem como da legislação aplicável. No segundo capítulo os estudantes adquirem as ferramentas básicas da filosofia de segurança tomando conhecimento das principais ações regulamentares, conceitos esses fundamentais para o dimensionamento das estruturas dos capítulos seguintes. O terceiro capítulo fornece aos estudantes as competências básicas de dinâmica de estruturas e de engenharia sísmica. No quarto capítulo os estudantes adquirem a capacidade de conceber estruturas de edifícios, estimando esforços prédimensionando os elementos estruturais relevantes. No capítulo quinto facultam-se informação e metodologias particulares associadas à utilização e dimensionamento de estruturas pré-fabricadas. Nos sexto e sétimo capítulos os estudantes adquirem a capacidade de dimensionar, respetivamente, fundações e muros de suporte.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao Projeto (0.5s) Fases e organização dos projetos. 2. Segurança Estrutural e Ações (2.0s) O método dos estados limites. Quantificação e combinações de ações. 3. Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica (3.0s) Sistemas com um e múltiplos graus de liberdade. Sismologia. Resposta à ação sísmica. Aspetos regulamentares. 4. Conceção de Estruturas de Edifícios (4.0s) Tipos de sistemas estruturais. Pré-dimensionamento de elementos estruturais. Efeitos de 2ª ordem. Conceção de edifícios em regiões de risco sísmico elevado. 5. Pré-fabricação (0.5s) Tipos de pré-fabricação. Pavimentos pré-fabricados. Lajes aligeiradas de vigotas. Dimensionamento. Disposições construtivas. 6. Fundações (3.0s) Tipos de fundação. Critérios de escolha do tipo de fundação. Cálculo de armaduras para sapata centrada, com cargas excêntricas e sapata conjunta. 7. Muros de suporte (2.0s) Conceção e dimensionamento de muros.

Bibliografia Obrigatória

CEN; EN1990 - Eurocode 0: Basis of Structural Design.
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-1 - Densities, self-weight, imposed loads for buildings
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-3 - General actions - Snow loads
CEN; EN 1991-1-1 Eurocode 1: Actions on structures – Part 1-4 - General actions - Wind actions
CEN; EN 1992-1-1 Eurocode 2: Design of Concrete Structures – Part 1-1 – General Rules.
CEN; EN 1998-1 Eurocode 8: Design of structures for earthquake resistance – Part 1 – General rules, seismic actions and rules for buildings

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Conjunto de aulas teórico-práticas, com recurso a metodologias ativas de aprendizagem baseadas em projeto, em que os conceitos teóricos são apreendidos à medida que o trabalho prático é desenvolvido. Conceitos novos são desenvolvidos pelo incentivo ao trabalho autónomo do estudante, exposição de demonstrações teóricas e demonstração de exemplos práticos, quando aplicável.

As aulas são desenvolvida na metodologia PBL - "Project Based Learning". ao longo de todo o semestre.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,80
Teste 50,00
Trabalho escrito 33,20
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 129,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:
𝑁𝐹=10%×𝑁𝑅+40%×𝑁𝑇𝑟+50%×𝑁𝑇
NR: Notas dos Relatórios - NR = 20% RA + 20% RB + 30% RC + 30% RD
NTr: Notas dos Trabalhos - NTr = 40% T1 + 60% T2
T1 = 70% Documento*AHA + 30% Apresentação
T2 = 50% Documento*AHA + 10% Apresentação + 40% Discussão
NT: Nota do Teste

Dividindo nas categorias Apresentação/Discussão; Teste; Trabalho Escrito, obtém-se:
Apresentação/Discussão: 40%*(40%*30%+60%*(10%+40%)=16.8%
Teste: 50%
Trabalho Escrito: 10%+40%(40%*70%+60%*50%)=33.2%

Avaliação por exame:
𝑁𝐹=30%×𝑁𝑇𝑟+70%×𝑁𝐸
NTr: Notas dos Trabalhos - NTr = 40% T1 + 60% T2
T1 = 70% Documento*AHA + 30% Apresentação
T2 = 50% Documento*AHA + 10% Apresentação + 40% Discussão
NE: Nota do Exame

AHA - Auto e Heteroavaliação

Para avaliação por exame em 1ª e 2ª Épocas: estudantes que não tenham entregue o Trabalho 1 na data prevista durante o período lectivo, terão de solicitar novo enunciado do trabalho até à última semana de aulas; estudantes que tenham entregue o Trabalho 1 na data prevista mas não entregaram o trabalho 2 no período lectivo, poderão entregar este último trabalho até à data de Exame. Para Época Especial, os alunos deverão solicitar novo enunciado em Julho. Apenas têm acesso à Época Intercalar os alunos que tenham obtido anteriormente aproveitamento nos trabalhos práticos.

Observações

'- Os trabalhos práticos apenas podem ser desenvolvidos durante o período lectivo
- No caso dos trabalhos efetuados em grupo, a classificação atribuída aos diferentes membros do grupo poderá ser distinta, em função da apresentação e da discussão oral
- Se um estudante não se apresentar na apresentação ou discussão oral do trabalho ser-lhe-á atribuída classificação nula
- No caso da nota final ser superior a 16 (dezasseis valores), realizar-se-á uma Prova Oral. Em caso de não comparência, será atribuída uma classificação final de 16 (dezasseis) valores.
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