Laboratórios II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
54 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Um conjunto de objetivos específicos para cada sessão de laboratório é incluída no Manual de Laboratório. O propósito destes objetivos é de orientar o aluno na compreensão de cada método e ajudá-lo na preparação para sessão de laboratório. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências:
- Competência na manipulação de produtos químicos e utilização de equipamentos de laboratório;
- Compreensão da prática de titulação clássica;
- Capacidade da escrita usando a prosa científica.
Resultados de aprendizagem e competências
A formação prática (aqui representada por sessões de laboratório) tem um duplo objetivo: reforçar o conhecimento obtida na parte de palestras e confrontar o aluno com técnicas relacionadas com a química orgânica e a química analítica. As sessões de laboratório foram concebidos com o objetivo de o aluno correlacionar muitos dos conceitos estudados em aula teórica, convencendo-lhe desta forma que o conhecimento obtido durante todo o curso podem ser aplicadas para otimizar os processos e transformações químicas, cuja transcendência vai além do mero interesse académico.
As sessões de laboratório permitem que os alunos se familiarizem com técnicas experimentais frequentemente empregadas em Química Orgânica e Química Analítica, incluindo o uso de instrumentos, observação de fenómenos e obtenção de resultados. Além disso, o aluno deve aprender a manipular e tratar os dados e entender o grau de precisão e exatidão nas medições feitas pela análise e estimativa de erros.
Este período de aprendizagem na metodologia e análise dos resultados científicos é uma das competências básicas para um curso experimental, como é a Biotecnologia, adicionalmente permitindo uma visão de todo o curso
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Conceitos básicos de Química Analítica e laboratorial. 2- Volumetria Ácido-Base. 3- Titulação Potenciométrica. 4- Volumetria de Precipitação. 5- Volumetria de Complexação. 6- Química Orgânica: Identificação de grupos funcionais através de reacções químicas. 7- Química Orgânica: reacção de substituição nucleófila SN1. 8- Química Orgânica: polimerização por condensação e polimerização por adição.
Bibliografia Obrigatória
Raymond Chang; Chemistry, Williams College, 8.th Edition, 2005
D.A. Skoog, D.M. West, F. J. Holler and S. R. Crouch; Analytical Chemistry: An Introduction, Saunders College Publishing, 7.th Edition, 1999
D. F. Young, B. R. Munson and T. H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O plano das aulas consiste em duas aulas teórico-práticas preliminares e oito trabalhos práticos realizados por equipas de dois alunos cada. O trabalho de laboratório de cada sessão é organizado da seguinte forma:
1 - Preparação da experiência. Os estudantes devem ler e compreender o protocolo do trabalho prático e ler bibliografia sugerida antes da sessão de laboratório. Antes do início da experiência é dedicado algum tempo à discussão da teoria do trabalho prático. 2 - Execução da experiência. Cada equipa é responsável pela realização de cada experiência sob a supervisão do instrutor. 3 – Fim da experiência. Discussão preliminar dos resultados experimentais com o instrutor. 4- Elaboração do relatório.
A classificação final será determinada pela ponderação desempenho proporcional dos seguintes elementos de avaliação:
relatórios completos (3 x 10%) e relatórios técnicos e testes5x10%; exame prático individual 10%; desempenho no laboratório como avaliado pelo instrutor 10%.
A avaliação será realizada presencialmente sempre que possível.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
0,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
0,00 |
Exame |
0,00 |
Prova oral |
0,00 |
Teste |
0,00 |
Trabalho de campo |
0,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Elaboração de projeto |
0,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
0,00 |
Estudo autónomo |
0,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Realização de Estágio |
0,00 |
Trabalho de campo |
0,00 |
Trabalho de investigação |
0,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos podem ter no máximo 2 faltas na disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
10 % x Nota Desempenho individual do aluno no Laboratório
5 % x Nota das Fichas de Preparação da Aula
5 % x Nota Caderno Laboratorial
40 % x Média das Notas obtidas nos Relatórios (em grupo)
10 % x Média das Notas obtidas na Discussão de Relatórios (individual)
30 % x Nota obtida no Exame Laboratorial