Biotecnologia Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
37 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
2 |
45 |
54 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
A unidade curricular de Biotecnologia Ambiental tem como objetivos apresentar as principais formas de poluição ambiental na água, no ar e no solo, as características e os mecanismos de ação dos microrganismos na biodegradação de compostos orgânicos e inorgânicos, fornecer aos alunos conhecimentos essenciais de processos biotecnológicos aplicados às questões ambientais nomeadamente o estudo de processos de tratamento biotecnológicos para remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma visão geral sobre a Biotecnologia Ambiental, explorando a sua transversalidade, rápido desenvolvimento e novos desafios das questões ambientais. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva a capacidade para a procura de soluções na preservação do meio ambiente.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução: Microrganismos e metabolismos; Interações microbianas; Diversidade microbiológica.
2.Biotecnologia de águas e saúde pública: Microbiologia; Transmissão e deteção de patogénicos; Indicadores de qualidade; Cianobactérias e Algas; Monitorização.
3.Biotecnologia do solo e aterros sanitários: Microrganismos. Interações planta-microrganismos; Dinâmica da matéria orgânica. Compostagem; Metanogénese; Transformações do Azoto. Transformações do fósforo e enxofre. Biomineração.
4.Aerobiologia: Microrganismos. Dispersão e transporte. Chuva ácida. Monitorização e controle de patogénicos e toxinas.
5.Biodegradação e Biorremediação: Biodegradabilidade de compostos xenobióticos; Digestão anaeróbia. Biorremediação de solos e águas residuais. Biolixiviação. Biofiltração de gases. Biotecnologia aplicada à reciclagem.
6.Processos Biotecnológicos: ETAR - lamas activadas; Lagunagem. Leitos percoladores. Biodegradação de efluentes por discos rotativos. Estações de Digestão. Aterros Sanitários.
Bibliografia Obrigatória
Metcalf & Eddy; Wastewater Engineering: Treatment and Reuse, McGraw-Hill, 2003
Mackenzie Davis, David Cornwell; Introduction to Environmental Engineering, McGraw-Hill, 1998
Allan Scragg ; Environmental Biotechnology, Oxford University Press, 2005. ISBN: 9780199268672
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas da unidade curricular organizam-se em três blocos fundamentais: Efluentes líquidos, Poluição do ar e Resíduos Sólidos. Para cada um destes blocos será apresentada matéria teórica, promovendo o envolvimento e a participação de todos os alunos, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle. Através desta plataforma será criado um fórum de discussão dos temas abordados em cada semana de aulas. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas ou seminários de profissionais convidados, para a consolidação das temáticas lecionadas, bem como a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho a desenvolver em grupo. Em qualquer ocasião os alunos podem contactar o docente através da mesma plataforma.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Teste |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
Estudo autónomo |
6,50 |
Frequência das aulas |
37,50 |
Trabalho escrito |
5,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Sem regime de assiduidade
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua consiste na participação em aula (10%) + 1 teste individual (60%) + 1 Trabalho em grupo a submeter no Moodle com apresentação para a turma (30%).
Avaliação por exame ou época especial = (80% exame + 20% trabalho) ou 100% exame.
Se considerado conveniente será efetuada prova oral, para validação de notas, a todos os estudantes que obtiverem nota superior ou a igual a 9,5 valores.