Informática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Informática na ótica do utilizador |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se nesta unidade curricular que o estudante adquira capacidades de manipulação de processador de texto e de uma folha de cálculo. Pretende-se ainda que adquira bases nos conceitos abstratos de programação e introdução a técnicas de programação, que lhe permita a adaptação a novas linguagens de programação.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Funções avançadas de edição de texto
2. Folha de cálculo (manipulação de dados, fórmulas e funções tabelas dinâmicas, gráficos)
3. Introdução à programação (noções básicas de algoritmia, introdução à programação estruturada, técnicas de programação, construção prática de programas)
Bibliografia Obrigatória
Buyens, Jim; Aprender + Programação, McGraw-Hill
Curtis, F; Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas onde como metodologias de ensino serão adotados os métodos expositivo, de apresentação dos conceitos e ferramentas base, e atividades em laboratório de informática para resolução de pequenos trabalhos.
Software
Microsoft Excel
Microsoft Word
VBA
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
60,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Por avaliação contínua
- 60% ER + 20% teste1 + 20% teste2, onde ER corresponde a exercícios regulares realizados durante as aulas, nomeadamente, 1 de processador de texto (10%), 2 de folha de cálculo (10%+15%) e 2 de programação (10%+15%)
Por avaliação final
Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que, de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a adquirir, o estudante deverá ter uma forte componente prática na utilização das ferramentas informáticas, mais concretamente a utilização da folha de cálculo, dominando a construção de pequenas rotinas de programação e folhas de cálculo customizadas.