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Controlo Industrial

Código: MEBQ007     Sigla: CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 19 Plano Estudos 2015 1 - 5 30 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Marques Antunes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Vítor Manuel Oliveira Henriques 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

  • Compreender as diferenças entre os sistemas em anel aberto e fechado e de identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo.
  • Analisar e caracterizar sistemas, com base na sua resposta no tempo e na frequência.
  • Compreender as noções de estabilidade absoluta/relativa.
  • Compreender as ações básicas de controlo Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D) e a sua influência no desempenho e estabilidade de uma cadeia de controlo.
  • Analisar sistemas e dimensionar controladores, utilizando o Root-Locus, as regras de sintonia de controladores PID e as estratégias de controlo antecipativo, controlo de razão, controlo em cascata e de Controlo do Modelo Interno (IMC) e de controlo multivariável.
  • Saber usar o programa Matlab/Simulink para analisar e dimensionar sistemas de controlo.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Revisão de modelação e representação de sistemas: equações diferenciais, função de transferência. Pólos e zeros. Diagramas de blocos. Modelação matemática de processos químicos.

  2. Comportamento dinâmico de sistemas: resposta temporal de sistemas de 1.ª e 2.ª ordem. Pólos dominantes. Atrasos. Erro em regime estacionário.

  3. Introdução aos sistemas de controlo: constituintes, o processo, os medidores, transmissores e transdutores, controlador, elemento final de controlo.

  4. Estabilidade: Noção de estabilidade. Estabilidade absoluta e relativa.

  5. Diagrama do Lugar Geométrico das Raízes (Root-Locus).

  6. Resposta no domínio da frequência.

  7. Controladores PID: As ações básicas de controlo: Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D). O controlador PID.

  8. Outros tipos de configuração de controlo.

  9. Controlo Multivariável: Emparelhamentos de variáveis manipuladas e controladas em anéis múltiplos SISO em estado estacionário.

Bibliografia Obrigatória

Carlos A. Smith; Automated Continuous Process Control, John Wiley & Sons, 2002
Harold L. Wade; Basic and advanced regulatory control: system design and application, ISA—The Instrumentation, Systems, and Automation Society, 2nd Ed., 2004

Bibliografia Complementar

B.W. Bequette; Process Control - Modeling, Design and Simulation, Prentice Hall , 2003. ISBN: ISBN: 0-13-353640-8
Dale E. Seborg, Duncan A. Mellichamp, Thomas F. Edgar, Francis J. Doyle; Process Dynamic and Control, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: ISBN: 0470128674

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas os conceitos fundamentais são lecionados por exposição, utilizando meios audiovisuais,sendo resolvidos alguns problemas ilustrativos, para estimular o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes.
Nestas mesmas aulas os estudantes também resolvem individualmente e de forma autónoma exercícios propostos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação:

a) Contínua
- 2 testes de 90 minutos, a realizar durante o período letivo, com peso de 50% cada na avaliação final.

b) Por exame:
- Exame final com peso de 100% na avaliação final.

Em casos considerados convenientes, poderá ser realizada uma avaliação oral a todos os estudantes com classificação superior a 9,5 valores. Nesta situação, a classificação final será a da prova oral.
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