Física
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Física |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo principal é fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais da física. Pretende-se que os estudantes fiquem capacitados para: equacionar, simplificar e resolver uma variedade de problemas físicos; Interpretar e resolver problemas de física; Desenvolver
capacidades analíticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Segundo diretrizes recebidas este campo não deve ser preenchido.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Matemática.
Programa
Conteúdos programáticos:
1. Conceitos básicos sobre grandezas e medidas.
2. Mecânica e propriedades de sólidos.
3. Propriedades dos fluidos.
4. Eletricidade e magnetismo.
5. Estática do ponto material no plano.
Bibliografia Obrigatória
D. Hallyday and R. Resnick; Fundamentals of Physics, John Wiley & Sons, 2006
Bibliografia Complementar
F. P. Beer, E. R. Johnston, E. R. Eisenberg; Mecânica Vectorial Para Engenheiros. Estática, McGraw-Hill, 2006
D.F. Young, B.R. Munson and T.H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley & Sons, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de ficheiros powerpoint, pdf com os conteúdos programáticos, intercalados com a resolução de exercícios também com recurso à plataforma moodle.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
60,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
96,00 |
Trabalho escrito |
6,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação por testes e "Avaliação em contexto de sala de aula" que inclui vários "Exercícios Regulares" realizados ao longo do semestre.
A componente de avaliação por testes constitui 40% da avaliação final e a "Avaliação em contexto de sala de aula" corresponde a 60% da avaliação final. São realizados 2 testes e 4 "Exercícios Regulares", tendo as componentes referidas distribuição igual pelos elementos de avaliação da mesma tipologia.
Nota mínima na nota dos exames: 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF=(MAER + MT)/2
MAER é a Média aritmética dos "Exercícios Regulares" realizados no decurso da avaliação contínua.
MT é a Média aritmética dos testes realizados no decurso da avaliação contínua.
CF=CE (Épocas normal, recurso e especial)
Provas e trabalhos especiais
Não.
Trabalho de estágio/projeto
Não.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não.