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Reatores Biológicos B

Código: BIOT160     Sigla: RB B

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 77 Plano Estudos 2015 3 - 5,5 75 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Teixeira de Sousa Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Isabel Teixeira de Sousa 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 2 5,00
Isabel Teixeira de Sousa 2,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: Reatores Biológicos B

Objetivos

É uma UC de carácter integrante de várias outras lecionadas anteriormente. Por isso, espera-se que o estudante no final do semestre conheça o modo de operação de vários tipos de reatores biológicos e que consiga aplicar conhecimentos de fenómenos de transferência, bem como de bioprocessos (balanços de massa e energia). Para além disso, também é esperado que o estudante aprenda algumas noções básicas de dimensionamento de sistemas de agitação em caldos fermentativos e adquira conhecimentos relativamente aos fenómenos subjacentes à mistura e agitação de caldos fermentativos, bem como a sua esterilização.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa a abordagem dos conceitos necessários para o projecto e dimensionamento de reactores biológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

Cap 1: Comparação de reactores químicos com reactores biológicos. Fatores chave no projeto de biorreatores.

Cap 2: Cinética microbiana; Equações de balanço mássico. Rendimento de uma reação e sua determinação. Classificação de produtos. Inibição do crescimento celular pelo substrato e pelo produto.

Cap 3: Modos de operação: continuo;  descontínuo e modo semi-contínuo e plug-flow.

Cap 4: Transferência de oxigénio em culturas celulares.

Cap 5: Mistura e agitação. Biorreatores sem agitação mecânica.

Cap 6: Transferência de calor em biorreatores.

Cap 7: Esterilização dos meios fermentativos pelo calor, em descontínuo e em contínuo. Filtração do ar.

Cap 8: Critérios de mudança de escala de biorreatores.

Cap 9: Exemplos de aplicação de biorreatores.

Bibliografia Obrigatória

M. Manuela da Fonseca e José A. Teixeira; Reactores Biológicos , Lidel, 2007. ISBN: ISBN-10:972-757-366-5
P. Doran; Bioprocess Engineering Principles, Acad. Press, 1995

Bibliografia Complementar

N. Lima, M. Mota; Biotecnologia, Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas é usado o método expositivo-participativo  para a apresentação dos conteúdos abordados na UC. Os exercícios resolvidos nas aulas teórico-práticas servem para ajudar na compreensão dos conteúdos e/ou conceitos que possam ser difíceis de compreender na totalidade na aula teórica. A prática de resolução de exercícios durante o semestre permite ao estudante consolidar por etapas os conhecimentos obtidos durante as aulas da UC Para além disso, pretende-se ainda fomentar o espírito crítico e a reflexão, por isso as aulas são lecionadas na forma de conversa com os estudantes.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia > Nano-dispositivos
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 75,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 67,50
Trabalho de investigação 5,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 148,50

Obtenção de frequência

Não há assiduidade obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: 75% x média de 2 testes + 20% Trabalho + 5% participação presencial

Avaliação 1ª/2ª época e época especial: 80%x Exame + 20% Trabalho OU 100%xExame - será aplicada a melhor das opções.

Sem nota mínima em componentes individuais de avaliação.
Na avaliação contínua, as componentes de avaliação são obrigatórias.

Melhoria de classificação

Exame 100%

Observações

A avaliação contínua inclui um trabalho em grupo sobre uma aplicação dos reatores biológicos, selecionada de um conjunto de temas propostos. Outros temas que se enquadrem no contexto da operação e dimensionamento de reatores biológicos e se enquadrem no âmbito dos objetivos da UC poderão ser propostos. 
O trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros sobre a temática atribuida ao grupo.
No final, o trabalho é apresentado com suporte de powerpoint, reservando tempo para posterior discussão e questões. O trabalho escrito poderá ser em português ou inglês devendo a sua apresentação ser em inglês. Incluirá ainda questões sobre o trabalho apresentado para colocar aos colegas que assistem. Poderá ser atribuída uma nota diferente a cada elemento do grupo de acordo com a apresentação e domínio do tema.
Ao aluno que assine o trabalho escrito e não realize a apresentação do mesmo, será atribuída apenas uma classificação à componente escrita (correspondendo a um peso de 40% do trabalho).
A participação presencial inclui a entrega de exercícios, questões ou casos de estudo selecionados, apresentados em aula, e resolvidos individualmente ou em grupo pelos alunos. 

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