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Reatores Heterogéneos e Catálise

Código: MEBQQ02     Sigla: RHC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2324/course/view.php?id=557
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 19 Plano Estudos 2015 1 - 6 52,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 0,30
José Augusto Dâmaso Condeço 1,70
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,50
José Augusto Dâmaso Condeço 1,30
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 0,20

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aquisição de conhecimentos no estudo do dimensionamento e operação de reatores catalíticos heterogéneos. Aquisição de competências na análise da eficiência de catalisadores sólidos, na seleção das espécies catalíticas para um determinado processo catalítico e na caracterização do catalisador.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à catálise heterogénea e catalisadores. Propriedades dos catalisadores, sua importância e aplicações.

  2. Catalisadores heterogéneos: tipos de catalisadores, caracterização físico-química, textural e funcional. Seletividade e atividade catalítica. Zeólitos: propriedades, aplicações e estruturas dos zeólitos mais utilizados industrialmente.

  3. Cinética das reações catalíticas heterogéneas: mecanismos de Langmuir-Hinshelwood e Rideal‑Eley. Cálculo da velocidade de reações e constantes cinéticas. Difusão e reação num catalisador.

  4. Reatores heterogéneos: características gerais dos reatores catalíticos heterogéneos, tipos e aplicações. Considerações de dimensionamento.

Bibliografia Obrigatória

H. Scott Fogler; Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice-Hall, 3rd edition, 1998
J.L. Figueiredo, F. Ramôa Ribeiro; Catálise Heterogénea, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
G. Ertl, H. Knozinger, J. Weitkamp; Handbook of Heterogeneous Catalysis, Wiley-VCH, 1997
Francisco Lemos, José Madeira Lopes, Fernando Ramôa Ribeiro; Reactores Químicos, IST Press, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A matéria teórica é apresentada com recurso a slides de PowerPoint de forma dinâmica e interativa com os estudantes, intercalando com a resolução de exercícios de aplicação prática para reforço de aquisição de conteúdos em aulas cuja tipologia é teórico/práticas. Serão ainda desenvolvidos trabalhos laboratoriais de grupo onde se aplicam os conceitos lecionados, por exemplo na síntese e caracterização de catalisadores.

Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle.

Avaliação Contínua:

- 2 testes de 40% cada.
- Relatórios de 2 trabalhos laboratoriais: 20%.

Avaliação por Exame:

100% Exame ou 80% Exame + 20% Relatórios de 2 trabalhos laboratoriais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 89,50
Frequência das aulas 52,50
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:
NF=40% Teste 1 +  40% Teste 2 + 20% Relatórios de 2 Trabalhos laboratoriais (10% cada).

Nota mínima de 9,5 valores na média ponderada dos testes.

Avaliação por Exame:
NF=100% Exame ou 80% Exame + 20% Relatórios de 2 trabalhos laboratoriais (10% cada) – será aplicada a melhor das duas opções.

Nota mínima de exame é 9,5 valores.
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