Reatores Heterogéneos e Catálise
| Áreas Científicas | 
| Classificação | 
Área Científica | 
| OFICIAL | 
Processos em Engenharia Química e Biológica | 
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Anos Curriculares | 
Créditos UCN | 
Créditos ECTS | 
Horas de Contacto | 
Horas Totais | 
| MEBQ | 
19 | 
Plano Estudos 2015 | 
1 | 
 -  | 
6 | 
52,5 | 
162 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Aquisição de conhecimentos no estudo do dimensionamento e operação de reatores catalíticos heterogéneos. Aquisição de competências na análise da eficiência de catalisadores sólidos, na seleção das espécies catalíticas para um determinado processo catalítico e na caracterização do catalisador.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à catálise heterogénea e catalisadores. Propriedades dos catalisadores, sua importância e aplicações.
 
- Catalisadores heterogéneos: tipos de catalisadores, caracterização físico-química, textural e funcional. Seletividade e atividade catalítica. Zeólitos: propriedades, aplicações e estruturas dos zeólitos mais utilizados industrialmente.
 
- Cinética das reações catalíticas heterogéneas: mecanismos de Langmuir-Hinshelwood e Rideal‑Eley. Cálculo da velocidade de reações e constantes cinéticas. Difusão e reação num catalisador.
 
- Reatores heterogéneos: características gerais dos reatores catalíticos heterogéneos, tipos e aplicações. Considerações de dimensionamento.
 
Bibliografia Obrigatória
H. Scott Fogler;  Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice-Hall, 3rd edition, 1998
J.L. Figueiredo, F. Ramôa Ribeiro;  Catálise Heterogénea, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
G. Ertl, H. Knozinger, J. Weitkamp;  Handbook of Heterogeneous Catalysis, Wiley-VCH, 1997
Francisco Lemos, José Madeira Lopes, Fernando Ramôa Ribeiro;  Reactores Químicos, IST Press, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A matéria teórica é apresentada com recurso a slides de PowerPoint de forma dinâmica e interativa com os estudantes, intercalando com a resolução de exercícios de aplicação prática para reforço de aquisição de conteúdos em aulas cuja tipologia é teórico/práticas. Serão ainda desenvolvidos trabalhos laboratoriais de grupo onde se aplicam os conceitos lecionados, por exemplo na síntese e caracterização de catalisadores.
Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle.
Avaliação Contínua:
- 2 testes de 40% cada.
- Relatórios de 2 trabalhos laboratoriais: 20%.
Avaliação por Exame:
100% Exame ou 80% Exame + 20% Relatórios de 2 trabalhos laboratoriais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | 
Peso (%) | 
| Teste | 
  80,00 | 
| Trabalho laboratorial | 
  20,00 | 
| Total:  | 
  100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | 
Tempo (Horas) | 
| Estudo autónomo | 
   89,50 | 
| Frequência das aulas | 
   52,50 | 
| Trabalho laboratorial | 
   20,00 | 
| Total:  | 
  162,00 | 
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
NF=40% Teste 1 +  40% Teste 2 + 20% Relatórios de 2 Trabalhos laboratoriais (10% cada).
Nota mínima de 9,5 valores na média ponderada dos testes.
Avaliação por Exame:
NF=100% Exame ou 80% Exame + 20% Relatórios de 2 trabalhos laboratoriais (10% cada) – será aplicada a melhor das duas opções.
Nota mínima de exame é 9,5 valores.