Código: | MEBQ005 | Sigla: | TEE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Química e Industrial |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Biológica e Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEBQ | 17 | Plano Estudos 2015 | 1 | - | 4 | 37,5 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Rui Pedro Nogueiro Gomes Morais Borges | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,50 |
Rui Pedro Nogueiro Gomes Morais Borges | 2,50 |
Enumerar as principais motivações na procura de tecnologias alternativas de energia no contexto das políticas energéticas e dos quadros legislativos.
Identificar e descrever cenários e modelos de energia.
Enumerar as principais tecnologias emergentes.
Explicar as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias energéticas do futuro.
Descrever as estruturas físicas e químicas da biomassa e seu uso potencial para a produção de bioenergia, biomateriais e bioquímicos.
Identificar e descrever os recursos de biomassa, sua ocorrência e aplicação num conceito de biorrefinaria.
Enumerar os conceitos fundamentais na conceção duma biorrefinaria, nomeadamente métodos de conversão biológica, química e termoquímica.
Saber aplicar o hidrogénio como vetor de energia.
Descrever o modo de funcionamento de uma célula de combustível, bem como a função dos componentes individuais.
Compreender e apresentar as diferenças na função e aplicação de diferentes tipos de células de combustível.Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados através de uma metodologia expositiva com a apresentação de exemplos práticos, sempre que possível. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise de estudos de caso e exercícios.
A avaliação pode ser contínua ou por exame de época normal ou de época de recurso. A avaliação contínua consiste de dois testes escritos, cada um com um peso de 50%. A avaliação por exame consiste numa prova de avaliação global (100%).
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 70,50 |
Frequência das aulas | 37,50 |
Total: | 108,00 |