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Modelação e Simulação de Processos

Código: MEBQ004     Sigla: MSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 19 Plano Estudos 2015 1 - 7 60 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Galamba Duarte Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Raquel Alexandra Galamba Duarte 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Raquel Alexandra Galamba Duarte 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar competências na utilização de ferramentas informáticas de simulação no dimensionamento e projeto de equipamentos e processos químicos/biotecnológicos

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Importância e potencialidades da modelação e simulação de processos de indústrias químicas e biológicas.

-Identificação de software utilizado na modelação e simulação de processos químicos e biotecnológicos

-Fundamentos da modelação e simulação de processos.

-Utilização de software na resolução de problemas de modelação e simulação em Engenharia Química e Biotecnologia.

- Utilização de software de simulação comercial na simulação, análise e otimização de processos de Engenharia Química e Biotecnologia (Aspen, SuperPro Designer ou análogos). Software de código aberto.

Bibliografia Obrigatória

W. D. Seider, J. D. Seader, D. R. Lewin; Product and Process Design Principles: Synthesis, Analysis and Evaluation, 2nd edition, Jonh Wiley & Sons, 2004
J. Ingham, I. J. Dunn, E. Heinzle, J. E. Prenosil; Chemical Engineering Dynamics. An Introduction to Modeling and Computer Simulation,, Wiley-VCH, 2000
R. G. E. Franks; Mathematical Modeling in Chemical Engineering, John Wiley & Sons, 1967

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A matéria teórica é apresentada promovendo o envolvimento e a participação de todos os estudantes, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. As aulas serão maioritariamente baseadas em exemplos práticos e demonstrações. Serão realizados trabalhos práticos utilizando software adequado. Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle e Teams.

Software

UNISIM

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 49,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:

0,7*Teste+0,3*Trabalho Prático de Simulação Computacional (tema fornecido pela docente todos os anos letivos)

Nota minima na componente de teste de 8 valores 

Avaliação em época de Exame 

em todas as épocas de Exame (normal, recurso e especial) 

Exame de epoca normal e época de recurso 
 
0,7*Exame +0,3*Trabalho Prático de Simulação Computacional (tema fornecido pela docente todos os anos letivos)

Exame época Especial:

0,7*Exame+0,3*Trabalho Prático de Simulação Computacional (tema fornecido pela docente após inscrição em época especial)

Nota minima na componente de exame de 8 valores 

Regime de excepção de avaliação:

UC com Avaliação Distribuída Com Exame Final, mas com componentes de avaliação contínua não passíveis de realizar em época de exame (avaliação 100% por exame não aplicável)

Observações

Pedido de excepção. Obrigatoriedade de realizar o trabalho prático em todas as épocas de avaliação (contínua e exame). Esta avaliação foi a submetida à A3ES, para esta unidade curricular, com uma ligeira alteração dos pesos de cada componente. Só através de um trabalho prático, em que os estudantes terão que recorrer a ferramentas informáticas se poderá avaliar os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular (Dar competências na utilização de ferramentas informáticas de simulação no dimensionamento e projeto de equipamentos e processos químicos/biotecnológicos)
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