Química II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: .
Objetivos
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos teóricos e práticos de química, que suportem a elaboração de relatórios técnicos especializados com informação clara, concisa e completa. Esta unidade curricular tem ainda por objetivo permitir ao futuro técnico superior profissional em Laboratório Químico e Biológico executar o trabalho experimental com consciência das bases científicas que o fundamentam. Assim sendo a unidade curricular aprofundar os conhecimentos em química ao nível dos principais equilíbrios químicos com exemplificação através da realização de trabalhos laboratoriais.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes adquiram copetências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho enquanto técnicos de Laboratório, mais concretamente na vertente de análises químicas simples, sem recorrer a métidos instrumentais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Capítulo 1: Equilíbrio químico.
Constante de equilíbrio, coeficiente da reação, fatores que influenciam o equilíbrio químico), Princípio de Le Chatelier, previsão da evolução do equilíbrio (sentido direto/sentido inverso).
Capítulo 2: Eletroquímica
Oxidação e redução, oxidante e redutor, semi-reações redox e reações redox, cálculo de números de oxidação, acerto de equações redox, célula eletroquímica, série eletroquímica, espontaneidade das reações redox, equação de Nernst.
Capítulo 3: Equilíbrio de solubilidade
Solução saturada e sobressaturada, fatores que influenciam o tempo de dissolução, curvas de solubilidade, produto de solubilidade, Produto iónico, previsão da formação de precipitado, efeito do ião comum, efeito do pH e temperatura na solubilidade, solubilização de precipitados insolúveis.
Capítulo 4: Equiílibrio Ácido-Base
Definição de Arrhenius, ácidos e bases de Bronsted, pares conjugados ácido-base, Ka e Kb, ácidos (e bases) fortes e ácidos (ou bases) fracos, pH de soluções, produto iónico da água, relação entre pH e pOH,determinação de pH de soluções salinas, soluções tampão, titulações. Aulas de caráter laboratorial Parte 1: Volumetria ácido-base; Parte 2: Volumetria de precipitação
Bibliografia Obrigatória
Atkins, P.; Jones, L.; Laverman, L.; Princípios de Química, Bookman, 2011. ISBN: 9788582604618
Chang, R.; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 9788448145279
Reger, D. et al.; Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: 9789723107739
Reger, D. et al.; Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: 9789723107739
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino recorre à exposição dos conteúdos programáticos da UC com recurso suporte informático (slides powerpoint) e resolução de exercícios. Todos os materiais são disponibilizados aos estudantes.
São ainda propostas atividades de apoio ao estudo e à consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
n.a.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
NF = 0.85*(T1 + T2)/2 + 0.5*MT1 + 0.5*MT2+ 0.5*MT3
T - teste; MT - mini-teste
Avaliação por exame
NF= 100% Exame