Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > CIVD > Informação para Candidatos

Candidatos

Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno)

Dados Gerais

Código Oficial: 9089
Sigla: CIVD

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Civil (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2018 2019 2020 2021 2022
- - - - -
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Estudante Extraordinário Estudante Extraordinário - 2024-02-26 a 2024-03-08
Reconhecimento e Validação de Competências Reconhecimento e Validação de Competências - 2024-01-15 a 2024-03-16

Unidades Curriculares

Álgebra Linear

CVD001 - ECTS

Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações bem como os conceitos de espaços lineares e transformações lineares.

Análise Matemática I

CVD002 - ECTS

O objectivo é continuar a desenvolver o raciocínio matemático iniciado no secundário, para que fiquem aptos a responder às solicitações e exigências de outras unidades curriculares do seu curso. No final, os estudantes deverão ter adquirido as competências no domínio do cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real, incluindo os teoremas fundamentais do cálculo.

Desenho Técnico

CVD003 - ECTS Com a unidade curricular de Desenho Técnico, o aluno deverá adquirir uma formação básica no campo do Desenho Técnico e desenvolver uma flexibilidade na compreensão e execução de peças desenhadas que serão vitais para o seu percurso futuro. Nesta unidade curricular, o aluno ficará ainda habilitado a usar ferramentas de desenho assistido por computador

Mecânica

CVD034 - ECTS Pretende-se que após a frequência desta unidade curricular os estudantes estejam capacitados a resolver problemas envolvendo o equilíbrio de partículas e corpos rígidos, com e sem atrito; a determinar a posição do centro de massa e o momento de inércia de corpos compostos; a resolver problemas de estabilidade e equilíbrio através de conceitos energéticos.

Química

CVD035 - ECTS
  • Rever e aprofundar os conhecimentos fundamentais da química adquiridos no ensino secundário, nomeadamente no que diz respeito às estrutura atómica e ligações intra e intermoleculares.
  • Entender os princípios básicos da termodinâmica.
  • Compreender as diferenças e relações entre ácidos e bases.
  • Compreender a importância dos fenómenos da corrosão e a sua influência na engenharia civil.
  • Compreender algumas propriedades dos materiais, relacionando-os com a sua natureza química

Análise de Estruturas Isostáticas

CVD007 - ECTS

Análise Matemática II

CVD008 - ECTS

Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica

CVD036 - ECTS

Geologia de Engenharia

CVD010 - ECTS

Probabilidades e Estatística

CVD011 - ECTS

Hidráulica Geral

CVD013 - ECTS
O estudante deverá adquirir conhecimentos acerca dos conceitos e princípios fundamentais da Hidráulica com interesse para a Engenharia Civil. Pretende-se que o estudante adquira uma formação básica para a resolução de problemas hidráulicos correntes, nomeadamente no que respeita à hidrostática, hidrocinemática, hidrodinâmica, leis de resistência aos escoamentos, escoamentos sob pressão e escoamentos com superfície livre. Tratando-se de uma ciência de base para um engenheiro civil, os estudantes devem assegurar o seu domínio individual nas matérias ministradas.

Materiais de Construção

CVD037 - ECTS Os alunos deverão adquirir conhecimentos básicos sobre os principais materiais utilizados na construção civil, nomeadamente, sobre as suas matérias-primas e processamento, características e propriedades, tendo em vista a compreensão das aplicações e desempenhos de cada um. Deverão ainda conhecer os principais documentos normativos aplicáveis de forma a conseguir selecionar e especificar materiais para aplicações práticas.

Mecânica dos Solos

CVD015 - ECTS Na unidade curricular de Mecânica dos Solos o estudante deverá ficar habilitado a:
i) conhecer as propriedades básicas dos solos e as principais classificações aplicáveis;
ii) identificar os mecanismos envolvidos na compactação de solos;
iii) compreender os efeitos da água e do seu movimento no interior dos solos;
iv) compreender e aplicar a noção de tensão efetiva e de tensão total nos solos;
v) analisar o comportamento dos solos no que respeita à sua deformabilidade e resistência.

Planeamento e Gestão do Território

CVD020 - ECTS

Processos de Construção I

CVD016 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre processos construtivos e soluções estruturais correntes em edifícios.

Resistência de Materiais I

CVD017 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram competências e conhecimentos básicos no domínio da Resistência de Materiais: (i) conhecer a definição e o significado físico das componentes dos tensores das tensões e das deformações infinitesimais, bem como as suas relações no domínio da elasticidade linear; (ii) conhecer o significado físico das constantes elásticas; (iii) obter estados de deformação e tensão a partir de resultados obtidos com rosetas de extensómetros; (iv) determinar tensões, deformações e deslocamentos em estruturas constituídas por peças lineares prismáticas (homogéneas ou heterogéneas) sujeitas a esforço axial e/ou momento torsor (torção uniforme). Em particular, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de adaptação a situações novas e de analisar convenientemente os resultados obtidos.

Estruturas Geotécnicas

CVD040 - ECTS

Física das Construções

CVD018 - ECTS

Hidráulica Urbana

CVD038 - ECTS

Processos de Construção II

CVD021 - ECTS

Programação e Computação Numérica

CVD039 - ECTS

Resistência de Materiais II

CVD022 - ECTS

Betão Estrutural

CVD023 - ECTS Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados para o dimensionamento de elementos de estruturas de betão armado, em particular de vigas, pilares e lajes. Para o efeito, deverão compreender os conceitos relacionados com
a filosofia de segurança, aplicados aos materiais e às ações, indispensáveis ao dimensionamento de qualquer estrutura. 

Instalações em Edifícios

CVD042 - ECTS
Os estudantes devem adquirir conhecimentos teóricos e práticos relativos às redes prediais de distribuição de água, de combate a incêndios, de drenagem de águas residuais e pluviais. Deverão ficar aptos a conceber, traçar e dimensionar redes prediais de distribuição de água, de combate a incêndios com água e de drenagem de águas residuais e pluviais, para além de alguns elementos acessórios associados às mesmas. Complementar a formação, normalmente específica da engenharia civil, com uma visão mais geral das instalações que se incluem em edifícios e são objeto de estudo de outros ramos da engenharia.

Modelação da Informação em Edifícios

CVD041 - ECTS

A UC Modelação da Informação de Edifícios tem como objetivo aprofundar, desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em Desenho Técnico do Desenho Técnico assistido por computador e a Introdução aos conceitos base da metodologia BIM (acrónimo para Building Information Modelling).

Com esta UC pretende-se que o estudante adquira uma aprendizagem técnica de desenho com recurso a ferramentas digitais onde seja possível aplica-la em todos os domínios de projetos de arquitetura e engenharia, procura-se ainda a aquisição de competências com vista à utilização de "ferramentas com suporte BIM" na modelação 3D de edifícios e espaço urbano.

Modelação e Análise de Estruturas

CVD024 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram competências e conhecimentos básicos nos domínios da Análise e Modelação de Estruturas (no contexto elástico linear), nomeadamente: efetuar simplificações de simetria e anti-simetria em estruturas reticuladas planas e lajes; obter soluções estaticamente admissíveis e cinematicamente admissíveis em lajes finas; resolver estruturas reticuladas planas utilizando o método das forças e o método dos deslocamentos (através de cálculo matricial), para a ação de cargas aplicadas, variações de temperatura e assentamentos de apoio; utilizar programas de cálculo automático para resolver estruturas reticuladas planas e modelar painéis de laje com elementos de grelha. Em particular, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de adaptação a situações novas e de analisar convenientemente os resultados obtidos.

Planeamento e Gestão de Empreendimentos I

CVD025 - ECTS A unidade curricular destina-se a proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento geral dos empreendimentos de construção.

Dimensionamento de Estruturas

CVD028 - ECTS

Estruturas Metálicas e Mistas

CVD029 - ECTS

Planeamento e Gestão de Empreendimentos II

CVD030 - ECTS

Segurança, Higiene e Saúde na Construção

CVD031 - ECTS

Vias de Comunicação

CVD043 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-02-24 às 07:34:37