Hidráulica Aplicada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Hidráulica e Ambiente |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVN |
6 |
Plano Estudos 2014 |
3 |
- |
7 |
82,5 |
189 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relativos ao ciclo urbano da água e suas infraestruturas, nos aspetos quantitativos e qualitativos, incluindo noções básicas de qualidade da água e de tratamento. Pretende-se que os alunos encarem a UC como uma aprendizagem contínua na área da Hidráulica e que consigam compreender os procedimentos a implementar. Os alunos ficarão aptos a efetuar projeto de dimensionamento de redes públicas e a compreender a sua interferência com o ciclo natural da água. Devem desenvolver as suas competências de organização do trabalho e integração em equipas de projeto. O planeamento do trabalho assume particular relevância, sendo essencial para o cumprimento das metas inicialmente propostas. Os alunos devem estar aptos a proceder a pesquisa nesta área de conhecimento e a interpretar e contextualizar a informação recolhida. Devem assegurar o seu domínio individual das matérias ministradas.
Resultados de aprendizagem e competências
As aulas teóricas desenvolveram-se numa perspetiva de aprendizagem ativa, no sentido de que pontualmente os alunos são convidados a participar com a sua opinião, com a interpretação de textos técnicos ou produções da comunicação social (textos ou pequenos filmes). As aulas práticas centram-se sobre o desenvolvimento de projetos de dimensionamento de infraestruturas, sendo disponibilizados períodos em sala de aula para os grupos de trabalho trazerem os seus documentos, ficheiros ou desenhos ainda em fase de produção, para desenvolvimento continuado do trabalho.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao ciclo hidrológico e ciclo urbano da água. Hidrologia. Conceito de bacia hidrográfica e sua caracterização. Balanço hidrológico. Escoamento superficial e caudais de cheia. Estudo do hidrograma.
- Infraestruturas de abastecimento de água e de águas residuais. Ciclo de vida das infraestruturas. Elementos de base de projeto.
- Sistemas de abastecimento de água. Subsistemas componentes. Captação. Adução e elevação. Estruturas de armazenamento. Sistema de distribuição. Acessórios e seleção de materiais. Implantação de condutas.
- Sistemas de águas residuais domésticas e pluviais. Tipos de sistemas. Componentes dos sistemas e acessórios. Componentes e variabilidade das águas residuais domésticas e pluviais. Traçado de coletores em planta e perfil. Dimensionamento hidráulico-sanitário de coletores.
- Noções de operação, manutenção e reabilitação.
- Noções gerais de tratamento de água para consumo e de tratamento de águas residuais urbanas.
Bibliografia Obrigatória
Obra Obs. PT Obs. UK Obrigatória José Alfeu Sá Marques, Joaquim José de Oliveira Sousa; Hidráulica urbana: sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008. ISBN: 978-989-8704-65-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino assegura que os alunos estão envolvidos nos trabalhos de grupo e que estão atentos ao cumprimento de prazos. Esta responsabilização é adicionalmente induzida quando se penalizam as entregas fora de prazo, se impõem notas mínimas e se efetuam discussões dos trabalhos com todos os elementos de grupo. Alguns elementos de trabalho não são facultados, o que obriga a pesquisa por parte dos alunos. A importância dos trabalhos de grupo é manifesta na percentagem com que contribuem para a avaliação final. A disponibilização de conteúdos provenientes, por exemplo, da comunicação social ou de revistas científicas, força a tomada de consciência dos alunos de que os assuntos que estão a ser trabalhados têm uma abrangência para além da vertente académica e permite discutir a utilização dos conceitos para além da Engenharia Civil. A autoavaliação e a avaliação interpares permitem uma maior consciencialização da importância do trabalho de grupo e da contribuição individual para um objetivo comum. O domínio individual das matérias ministradas é avaliado com base na prestação individual nas discussões de trabalho, no exame individual e na prova oral para notas superiores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = 0,1xTeste 1+0,1xTeste 2+0,10xParticipação Presencialx0.15xTrabalho 1+0,15xTrabalho 2+0,15xTrabalho 3+0,15xTrabalho 4+0,10xTrabalho 5