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Projeto Químico

Código: MEBQQ14     Sigla: PQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.estbarreiro.ips.pt/files/Cursos/UCsMestrado/MEBQ/2A1S_PQ_Projeto%20Qu%C3%ADmico.pdf
Unidade Responsável: Engenharia Química Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 2 Plano Estudos 2015 2 - 12 82,5 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Fernando Martins de Magalhães Correia Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 5,00
Seminário: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 5,00
Tiago Bruno Pereira Soares Ferreira 0,83
Paulo Fernando Martins de Magalhães Correia 1,67

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo que o estudante adquira competências na elaboração de um projeto de engenharia química, como a elaboração do diagrama do processo, a determinação de balanços de massa e de energia, a seleção e dimensionamento de equipamento, estimativa de caudais e características dos efluentes gerados, bem como os pontos de controlo do sistema de instrumentação. O estudante deverá ser igualmente capaz de realizar a análise de viabilidade económica e sensibilidade do projeto que elaborou e adquirir noções básicas sobre a avaliação de riscos industriais e planeamento de ações para a melhoria das condições de segurança das unidades industriais e das pessoas.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa introduzir os conteúdos associados ao projeto em engenharia química, bem como fornecer aos estudantes uma visão da aplicabilidade dos conhecimentos que adquiriram ao longo do mestrado. São também introduzidos conceitos de economia industrial e de segurança e higiene industriais, de modo a complementar e consolidar os conhecimentos associados ao projeto. Esta é uma unidade curricular que consolida uma visão integradora de todos os aspetos lecionados ao longo deste curso, permitindo que os estudantes apreendam de que forma conceitos como dimensionamento de processos, balanço de massa e energético, estimativa de caudais e efluentes, controlo e instrumentação dos processos, viabilidade económica, plano de segurança, entre outros, se conjugam para implementar uma indústria em engenharia química.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-

Programa

Seminários:

  1. Seminários.

1.1 Análise da viabilidade económico-financeira do projeto e da respetiva rentabilidade esperada, incluindo a identificação dos parâmetros críticos para a rentabilidade do investimento e análise de sensibilidade da rentabilidade à sua variação, concluindo com o grau de risco do projeto em função desta análise.

1.2 Higiene industrial baseada na avaliação da qualidade do ar interior e das condições de trabalho. Princípios básicos de ventilação. Boaspráticas.

1.3 Gestão da segurança, prevenção e emergência. Modelos de avaliação de riscos (FMEA, HAZOP, etc.). Plano de emergência.

 

Aulas Teórico-Práticas:

  1. Análise de mercado, estudo e fixação de capacidade de unidade produtiva, seleção do local para implantação da fábrica.
  2. Pesquisa bibliográfica com comparação crítica das tecnologias de fabrico e seleção metodológica.

3.1 Licenciamento e transferência de tecnologia na Indústria Química.

3.2 Patentes.

  1. Elaboração do diagrama do processo e Layout da instalação fabril.

4.1 Balanço de massa preliminar e fluxograma de blocos do processo.

4.2 Balanço de massa e de energia combinados, utilizando simuladores comerciais.

4.3 Memorial de cálculo.

4.4 Dimensionamento de Equipamentos.

4.5 Troubleshooting em instalações.

5.Análise da viabilidade económico-financeira do projeto e da respetiva rentabilidade.

Bibliografia Obrigatória

Perry & Chilton; Chemical Engineer’s Handbook, McGraw-Hill, 1997

Bibliografia Complementar

M.S. Peters and K.D. Timmerhaus; Plant Design and Economics for Chemical Engineers, McGraw-Hill, 2004
R. K. Sinnott; Coulson & Richardson's Chemical Engineering, Butterworth-Heinemann, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas (TP) os conceitos fundamentais são lecionados por exposição (recorrendo a meios audiovisuais) e à apresentação de estudos de casos, para exemplificação de algumas situações. Adicionalmente, estas aulas serão usadas para o acompanhamento do projeto de cada grupo e esclarecimento de dúvidas específicas sobre cada projeto. Nesta unidade curricular serão ainda realizados seminários sobre temáticas específicas de relevo, preferencialmente apresentados por especialistas.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia química

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 82,50
Trabalho escrito 241,50
Total: 324,00

Obtenção de frequência

-

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta UC apenas terá avaliação contínua e será efetuada com base num projeto de uma indústria química, que será elaborado em grupos de 3 a 4 estudantes. A avaliação final ocorrerá por duas vertentes: -30% da avaliação será efetuada tendo por base o desempenho de cada elemento ao longo do semestre. Esta avaliação terá por base várias vertentes, tais como, aplicação dos conhecimentos

adquiridos na UC e noutras UCs essenciais para o projeto em causa, desempenho na resolução de problemas, contribuição individual de cada elemento do grupo, entre outros.

-70% da avaliação terá por base a apresentação do projeto, a discussão oral deste e a qualidade do projeto apresentado. Esta parte da avaliação resulta da avaliação conjunta do responsável da UC e docentes que lecionam a UC.

Provas e trabalhos especiais

-

Trabalho de estágio/projeto

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

-

Observações

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