Probabilidades e Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática e Informática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
64 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
4 |
52,5 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de aplicar as medidas descritivas apropriadas aos dados em estudo; proceder a uma amostragem correcta e identificar as restrições e os limites da representatividade de uma amostra; identificar distribuições de probabilidades e saber calcular probabilidades mediante a distribuição em causa; diferenciar e saber utilizar a estimação pontual e estimação por intervalos de confiança; saber formular hipóteses de investigação e proceder à sua análise a partir de testes de hipóteses.
Resultados de aprendizagem e competências
“Não aplicável”Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
-
Programa
Revisões de Estatística Descritiva Univariada. Noções Básicas. Introdução. População, amostra, variáveis. Classificação de variáveis. Transformação de escalas. Quadros de frequências. Medidas Descritivas. Medidas de Localização. Medidas de Dispersão. Medidas de Assimetria. Medidas de Achatamento.
Cálculo de Probabilidades. Conceitos Fundamentais. Probabilidades Condicionais. Fórmula de Bayes. Teorema de Bayes.
Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidades. Variáveis e Distribuições Discretas. Processo de Bernoulli. Dist. Binomial. Dist. Poisson. Aproximação da Distribuição Binomial pela de Poisson. Dist. Hipergeométrica. Dist. Uniforme. Variáveis e Distribuições Contínuas. Dist. Normal. Aproximação da Distribuição Binomial pela Normal.
Estatística Descritiva Bivariada. Relação entre variáveis. Coeficientes de correlação (Pearson, Spearman, Bisserial por pontos e Fi). Medidas de Associação: Coeficiente de Cramer. Regressão Linear Simples: método dos mínimos quadrados. Qualidade do ajustamento.
Inferência Estatística. Amostragem e distribuições de amostragem. Inferência Pontual e Intervalar. Intervalos de confiança. Introdução aos Testes de Hipóteses.
Bibliografia Obrigatória
Guimarães, R. Campos e Cabral, J.A Sarsfield; Estatística, McGraw-Hill, 1999
Hainant, L.; Conceitos e Métodos Estatísticos , Vol.1 e 2, Gulbenkian, 1997
Galvão de Mello; Probabilidades e Estatística, Escolar Editora, 2000
Lopes, A.; Probabilidades e Estatística, Reichmann & Affonso Editores, 2000
Murteira, B. et al; Introdução à Estatística, McGraw-Hill, 2002
Maroco, J.; Análise estatística – com utilização do SPSS (3ª Edição), Edições Sílabo, 2007
Oliveira, A. G. ; Bioestatística, epidemiologia e investigação., Lidel-Edições Técnicas, Lda, 2009
Daniel, W. W. ; Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences. , John Wiley & Sons, Inc., 1999
Pereira, A.; Guia prático de utilização do SPSS: análise de dados para ciências sociais e psicologia. , Edições Sílabo, 1999
Pestana, M. H., & Gageiro, J. N.; Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS (5º Edição), Edições Sílabo, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas desenvolve-se o raciocínio a partir de situações concretas, elementares e práticas: cada conceito/método é acompanhado por exemplos, permitindo assim dominar sem dificuldades, os métodos estatísticos. Acentuam-se mais os conceitos e as situações do que as demonstrações. Nas aulas são resolvidos alguns exercícios tipo. Os alunos são incentivados a resolver exercícios em casa como forma de consolidar o que lhe foi ensinado nas aulas.
As metodologias de ensino que vigoraram de forma excecional durante este semestre, por causa da pandemia, foram:
- foram disponibilizados testes de auto-diagnóstico ao longo do semestre;
- aumentou-se o tempo de esclarecimento de dúvidas;
- criou-se fichas interativas a partir do Menti;
- disponibilizou-se as resoluções das várias fichas de exercícios bem como dos vários testes online que fizeram ao longo do semestre.
Software
SPSS
Excel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
25,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
52,50 |
Estudo autónomo |
51,50 |
Trabalho escrito |
4,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
“Não aplicável”Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua - Online
Nota final= 35% nota trabalho de grupo + 20% nota 1º teste + 20% nota 2º teste + 25% nota oral
Ou
100% avaliação por exame
Provas e trabalhos especiais
“Não aplicável”Trabalho de estágio/projeto
“Não aplicável”Observações
Recursos: a plataforma base utilizada para as
aulas é o
Moodle; a plataforma usada para as interações com os estudantes, em via
videoconferência, foi
o
Zoom.