Código: | TLQB007 | Sigla: | FMII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.ips.pt/1920/course/view.php?id=128 |
Unidade Responsável: | Matemática e Informática |
Curso/CE Responsável: | Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
TLQB | 40 | Plano Estudos 2015 | 1 | - | 4 | 45 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Clara Sofia Gomes Carlos | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 6,00 |
João Carreira Paixão | 3,00 |
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações.
Adquirir técnicas de cálculo de ampla utilização noutras unidades curriculares, entre as quais se salientam a linguagem matricial, a representação de sistemas de equações lineares e sua resolução, cálculo de determinantes e suas aplicações.
1. Sistemas de equações lineares: representação matricial de sistemas, resolução de sistemas pelo método de eliminação de Gauss;
2. Determinantes: definição, cálculo (Teorema de Laplace, Regra de Sarrus, Eliminação de Gauss), propriedades e aplicações à resolução de sistemas de equações lineares (Regra de Cramer) e ao cálculo da matriz inversa
3. Espaços Lineares: definição e propriedades elementares; noção de subespaço. (In)dependência linear; noção de base e dimensão de um subespaço linear
4. Valores e vetores próprios: definição, propriedades e aplicações.
Ensino à distância:
a) Indicação Semanal dos conteúdos a estudar;
b) Disponibilização de alguns exercícios resolvidos;
c) Exercícios propostos para resolução pelos estudantes individualmente ou em grupo; d) aulas de dúvidas online (no horário da aula) na plataforma zoom
e) Proposta de exercícios em grupo para correção.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 63,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 108,00 |
Avaliação contínua:
• 3 testes: 1º teste com um peso de 40%, 2º e 3º testes com um peso de 30%; Todos com nota mínima de 6 valores.
• Se a classificação final obtida for igual ou superior a 16 valores, será exigida uma prova oral, que conduzirá à classificação final do estudante.
Exame:
• Regime presencial: 100% da nota do exame.
• Regime à distância: 100% da nota do exame, se a classificação final obtida for igual ou superior a 16 valores, será exigida uma prova oral, que conduzirá à classificação final do estudante.
Em qualquer dos momentos de avaliação (testes de avaliação contínua e exame final) poderá ser exigida uma prova oral ao estudante (por vídeo conferência ou presencial, se tal for possível), com perguntas específicas sobre a matéria avaliada, que conduzirá à classificação final do estudante nesse momento de avaliação, numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores.