Métodos de Análises de Águas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Tecnologia dos processos químicos |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQB |
35 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo que o estudante conheça diferentes métodos e técnicas de análise de águas, os seus procedimentos e importância, bem como os procedimentos necessários para validar os métodos. Resultados de aprendizagem e competências
Assim o aluno deve terminar a a ser capaz de planear e gerir a execução de ensaios químicos de rotina, especializados para a análise de águas. Assim pretende-se ainda que o aluno consiga: - Realizar os cálculos necessários para a preparação de soluções; - Conhecer a instrumentação dos vários métodos analíticos; - Calibrar os equipamentos de análise; - Entender o conceito de controlo de qualidade; - Entender o conceito de validação do método de análise; - Interpretar os resultados experimentais tendo por base a legislação em vigor.Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não
Programa
Conteúdos Teóricos: 1. Tipos de águas e suas características 2. Qualidade da água, parâmetros analisados e legislação nacional e europeia em vigor. 3. Técnicas de amostragem e tipos de análises químicasConteúdos Práticos Laboratoriais: 1. Determinação do Teor de Sólidos numa Amostra de Água Residual. 2. Determinação da Alcalinidade numa Amostra Água para Consumo Humano.3. Determinação do Teor de Sílica numa Amostra de Água para Consumo Humano. 4. Determinação do Teor de Oxidabilidade numa Amostra de Lago pelo Permanganato de Potássio. 5. Determinação da Acidez numa Amostra de Água para Consumo Humano. 6. Determinação do Teor de Ferro numa Amostra de Água para Consumo Humano. 7. Determinação da Carência Química de Oxigénio pelo Método do Dicromato de Potássio. 8. Requisição de Ensaio - Boletim de Resultados - Amostragem de uma Amostra de Água. 9. Determinação do Teor de Oxigénio Dissolvido numa Amostra de um Efluente Agro Alimentar. 10. Determinação do Teor de Oxidabilidade numa Amostra de Lago pelo Permanganato de Potássio.Bibliografia Obrigatória
Freeman, W. H.; Quantitative Chemical Analysis, Lidel, 2010
Skoog, Douglas A.; Fundamentos de Qumica Analítica, Thomson, 2007. ISBN:
. APHA-AWWA-WPC; — Standard Methods for the Exami nati on for Water and Wastewater , merican Health Association, 1998
Relacre; Guia RELACRE 13 - Validação de Métodos Internos de Ensaios em Análise Química
Castro, Augusto; Validação de Métodos na Anál i se Quí mi c, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Realização de vários trabalhos laboratoriais em trabalho de grupo de estudantes (3-4 estudantes).A realização de cada trabalho laboratorial é antecedida pela realização de um mini teste sobre o trabalho a realizar tendo por base o protocolo de cada trabalho experimental.Após a conclusão do trabalho laboratorial, os grupos de alunos deverão entregar um relatório para avaliação.No final do semestre cada grupo apresentará um poster sobre um dos trabalhos realizados.Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
Teste |
25,00 |
Trabalho escrito |
55,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sem assiduidade obrigatória
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação para avaliação continua:
[(0,30xTeste Global + (0,15xTrabalho Teorico1) + (0,15xTrabalho Teorico2)]+[(0,05xContexto sala de
aula)+(0,15xRelatórios aulas presenciais) +(0,10xRelatórios EaD)+(0,05xMini Testes)+(0,05xPoster)]
Fórmula de avaliação para 1ª ou 2ª época:
[(0,30xExame + (0,15xTrabalho Teorico1) + (0,15xTrabalho Teorico2)]+[(0,05xContexto sala de
aula)+(0,15xRelatórios aulas presenciais)+(0,05xMini Testes)+(0,05xPoster)+(0,10xRelatórios EaD)]
Fórmula de avaliação para Época Especial:
[(0,30xExame + (0,15xTrabalho Teorico1) + (0,15xTrabalho Teorico2)]+[(0,05xContexto sala de
aula)+(0,15xRelatórios aulas presenciais)+(0,05xMini Testes)+(0,05xPoster)+(0,10xRelatórios EaD)]