Código: | MEBQQ14 | Sigla: | PQ |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Química e Industrial |
OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Engenharia Química Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Biológica e Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEBQ | 0 | Plano Estudos 2015 | 2 | - | 12 | 82,5 | 324 |
Ensino Teórico-Prático: | 5,00 |
Seminário: | 0,50 |
Esta unidade curricular tem por objetivo que o estudante adquira competências na elaboração de um projeto de engenharia química, como a elaboração do diagrama do processo, a determinação de balanços de massa e de energia, a seleção e dimensionamento de equipamento, estimativa de caudais e características dos efluentes gerados, bem como os pontos de controlo do sistema de instrumentação. O estudante deverá ser igualmente capaz de realizar a análise de viabilidade económica e sensibilidade do projeto que elaborou e adquirir noções básicas sobre a avaliação de riscos industriais e planeamento de ações para a melhoria das condições de segurança das unidades industriais e das pessoas.
Seminários:
1.1 Análise da viabilidade económico-financeira do projeto e da respetiva rentabilidade esperada, incluindo a identificação dos parâmetros críticos para a rentabilidade do investimento e análise de sensibilidade da rentabilidade à sua variação, concluindo com o grau de risco do projeto em função desta análise.
1.2 Higiene industrial baseada na avaliação da qualidade do ar interior e das condições de trabalho. Princípios básicos de ventilação. Boaspráticas.
1.3 Gestão da segurança, prevenção e emergência. Modelos de avaliação de riscos (FMEA, HAZOP, etc.). Plano de emergência.
Aulas Teórico-Práticas:
3.1 Licenciamento e transferência de tecnologia na Indústria Química.
3.2 Patentes.
4.1 Balanço de massa preliminar e fluxograma de blocos do processo.
4.2 Balanço de massa e de energia combinados, utilizando simuladores comerciais.
4.3 Memorial de cálculo.
4.4 Dimensionamento de Equipamentos.
4.5 Troubleshooting em instalações.
5.Análise da viabilidade económico-financeira do projeto e da respetiva rentabilidade.Nas aulas teórico-práticas (TP) os conceitos fundamentais são lecionados por exposição (recorrendo a meios audiovisuais) e à apresentação de estudos de casos, para exemplificação de algumas situações. Adicionalmente, estas aulas serão usadas para o acompanhamento do projeto de cada grupo e esclarecimento de dúvidas específicas sobre cada projeto. Nesta unidade curricular serão ainda realizados seminários sobre temáticas específicas de relevo, preferencialmente apresentados por especialistas.
Esta UC apenas terá avaliação contínua e será efetuada com base num projeto de uma indústria química, que será elaborado em grupos de 3 a 4 estudantes. A avaliação final ocorrerá por duas vertentes:
- 30% da avaliação será efetuada tendo por base o desempenho de cada elemento ao longo do semestre. Esta avaliação terá por base várias vertentes, tais como, aplicação dos conhecimentos adquiridos na UC e noutras UCs essenciais para o projeto em causa, desempenho na resolução de problemas, contribuição individual de cada elemento do grupo, entre outros.
- 70% da avaliação terá por base a apresentação do projeto, a discussão oral deste e a qualidade do projeto apresentado. Esta parte da avaliação resulta da avaliação conjunta do responsável da UC e docentes que lecionam a UC.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 70,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 82,50 |
Elaboração de projeto | 181,50 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Total: | 324,00 |
Nota Final = 30% desempenho + 70% projeto
Em termos da avaliação individual dos trabalhos em grupo, indica-se que:
- Mesmo tendo assinado o trabalho, pode ser atribuída uma classificação nula ao aluno que não se apresente na apresentação e discussão oral do mesmo, ou outras consideradas relevantes pelo RUC.
- Poderá ser atribuida classificação distinta a alunos do mesmo grupo, tendo por base o desempenho de cada elemento ao longo do semestre e a apresentação e a discussão oral do projeto, considerando o domínio dos conteúdos dos trabalhos realizados.