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Construção Sustentável e Inovação Tecnológica

Código: MCRE002     Sigla: CSIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Conservação e Reabilitação

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.estbarreiro.ips.pt/files/4_FUC_CSIT_1819_pt.pdf
Unidade Responsável: Construção e Reabilitação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCRE 13 Plano Estudos 2019 - MCRE 1 - 6 52,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas 1,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas 2,00
E-Learning Totais 1 0,50
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Discutir o impacte ambiental da construção, principalmente do setor dos edifícios, enumerando os principais fatores nefastos sobre o ambiente e as medidas da construção sustentável com especial ênfase para os sistemas construtivos não convencionais e para materiais, processos e sistemas inovadores.

O estudante deverá ficar habilitado a:

- Implementar práticas de inovação tecnológica em exemplos reais;

- Implementar práticas de sustentabilidade na conceção, execução, manutenção e demolição de construções.

Como competências específicas considera-se:

- Transmitir informação, oral e escrita, de forma objetiva a interlocutores na área da engenharia, equacionando ideias e problemas;

- Garantir a qualidade dos projetos em que se envolve, consciente dos impactos associados: tecnológicos, económicos, sociais e ambientais;

- Formular soluções alternativas e/ou inovadoras;

- Elaborar propostas coerentes e consistentes.

Resultados de aprendizagem e competências

O domínio dos conteúdos programáticos permitirá desenvolver as seguintes competências: 

  1. capacidade de analisar o impacto de uma solução ou sistema construtivo no edificado;
  2. capacidade de propor medidas sustentáveis e inovadoras;
  3. capacidade de avaliar a sustentabilidade dessas medidas;
4. capacidade de inovar nos materiais, métodos e sistemas construtivos; em simultaneidade com o desenvolvimento de processos cognitivos, comportamentais e contextuais associados à inclusão numa organização ou numa equipa de trabalho

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Capítulo 1. Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade e impacte ambiental. Construção e planeamento sustentável. Ciclo de vida. Pegada ecológica. Estratégia Nacional.

Capítulo 2. Medidas de construção sustentável. Eficiência energética: conceção bioclimática e tecnologias solares passivas. Iluminação natural. Eficiência hídrica.

Capítulo 3. Desempenho energético-ambiental dos materiais. Gestão e acompanhamento ambiental. Plano de gestão ambiental.

Capítulo 4. Tecnologias e soluções construtivas não convencionais. Construção em terra e sistema Light Steel Framing.

Capítulo 5. Avaliação e certificação da sustentabilidade. Sistemas internacionais e nacionais.

Capítulo 6. Inovação tecnológica. Contexto e objetivos da inovação. Tipos de inovação: incremental, radical, disruptiva. Invenção vs Inovação. Produtos inovadores. Propriedade intelectual e direitos de autor. Patente de inovação. Requisitos para ser patenteável. Tratado de cooperação em matéria de patentes. Elaboração de uma patente.

Bibliografia Obrigatória

Pinheiro, Manuel Duarte ; Ambiente e Construção Sustentável , Instituto do Ambiente, 2006
Tirone, Lívia ; Construção Sustentável , 2007
Bragança, Luís ; Sustainable Construction - Materials and Practices, Challenge of the Industry for the New Millenium , Portugal SB07 , 2007
Torgal, F. Pacheco e Jalali, Said ; A sustentabilidade dos materiais de construção, 2010

Bibliografia Complementar

Fagerberg, J.; Mowery, D.; Nelson, R. ; The Oxford Handbook of Innovation, 2005
Tidd, J.; Bessant, J. ; Managing Innovation , 2006
Schilling, M. ; Strategic Management of Technological Innovation , McGraw-Hill, 2005
O´Sullivan, D.; Dooley, L. ; Applying Innovation , Sage, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas expositivas e interativas com recurso a meios audiovisuais de abordagem dos temas; Aulas Teórico-Práticas de análise de casos práticos, discussão e debate dos conteúdos e atividades de e-learning em que se estimula o

autoconhecimento e a capacidade de comunicação. É também promovida a apresentação, por parte dos alunos, de exemplos de implementação de medidas de inovação tecnológica e/ou de sustentabilidade na construção

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


  1. Caso prático, com uma ponderação de 60% da nota final, avaliado na escala de 0 a 20, com nota mínima de 9,5 v;

  2. Caso prático, a realizar durante o período letivo, com apresentação e discussão pública, com uma ponderação de 40% da nota final, avaliado na escala de 0 a 20, com nota mínima de 9,5 v;

Fórmula de cálculo da classificação final

CP1*60%+CP2*40%
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