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Reabilitação Térmica e Acústica de Edifícios

Código: MCRE005     Sigla: RTAE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Conservação e Reabilitação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.estbarreiro.ips.pt/files/7_FUC_RTAE_1819_pt.pdf
Unidade Responsável: Construção e Reabilitação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCRE 16 Plano Estudos 2019 - MCRE 1 - 6 52,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Nadir Gonilho Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
E-Learning: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
José Vaz Afonso 2,00
Pedro Miguel Soares Raposeiro da Silva 1,00
E-Learning Totais 1 0,50
Pedro Miguel Soares Raposeiro da Silva 0,10
José Vaz Afonso 0,40

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa introduzir os alunos na atividade de projeto das especialidades de térmica e de acústica, de edifícios novos e de edifícios existentes alvo de reabilitação. Pretende-se ainda introduzir princípios da ventilação natural e elaborar projetos de ventilação natural em edifícios de habitação. Constitui uma introdução à prática profissional nestes domínios, habilitando os alunos de capacidade para analisar e conceber soluções adequadas a cada tipo de intervenção, nova ou de reabilitação.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC inicia-se com uma sucinta revisão das generalidades de térmica de edifícios e do REH. Serão analisados vários casos práticos de aplicação, dando-se particular realce às metodologias e soluções de intervenção em edifícios existentes, atendendo a aspetos como a inércia térmica, a compatibilização com a arquitetura existente e custos.

Será efetuada uma sucinta revisão dos conceitos de acústica e da legislação em vigor. Analisam-se necessidades de isolamentos sonoros, tratamento de ruído proveniente de equipamentos eletromecânicos e estratégias de tratamento dos elementos construtivos.

O terceiro capítulo e mais sucinto, aborda a importância da ventilação natural, a sua conceção e implementação em edifícios novos e existentes, realçando-se a sua ligação ao REH. Os alunos serão alertados para a necessidade de compatibilização dos projetos de Térmica, Acústica e Ventilação Natural.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Capítulo 1 – Térmica de Edifícios Estudo e análise pormenorizada do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) e do Sistema de Certificação dos Edifícios (SCE). Reabilitação térmica de edifícios. Elaboração e discussão de projetos de comportamento térmico de edifícios novos e existentes.

Capítulo 2 – Acústica de Edifícios Estudo e análise pormenorizados do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios. Conforto sonoro e intervenções ao nível da minoração do ruído. Elaboração de projetos de condicionamento acústico de edifícios novos e existentes.

Capítulo 3 – Ventilação Natural em Edifícios Critérios e princípios da ventilação natural. Elaboração e discussão de projetos de ventilação natural de edifícios segundo as normas e recomendações em vigor.

Bibliografia Obrigatória

A. Moret Rodrigues, A. Canha da Piedade e Ana Marta Braga; Térmica de Edifícios, Edições Orion, 2009
P. Martins da Silva; Acústica de Edifícios, LNEC, 1978
João Carlos Viegas ; Ventilação natural de edifícios de habitação, LNEC NP 1037-1. , LNEC, 1995

Bibliografia Complementar

René Vitonne; Bâtir - Manuel de la Construction, 1996
P. Martins da Silva; A componente acústica na reabilitação de edifícios de habitação, LNEC, 1998
Jorge Patrício ; Reabilitação Acústica, Linhas Guia, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e atividades de e-learning. Depois da exposição de conceitos e metodologias por parte do docente, os projetos serão realizados com alguma autonomia, funcionando o professor como orientador.

A avaliação consiste na realização de uma prova escrita individual e de três trabalhos de projeto: um de comportamento térmico, um de ventilação natural e um de condicionamento acústico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 10,00
Trabalho escrito 83,00
Participação presencial 7,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 52,50
Trabalho escrito 79,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

NA

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consiste na realização de uma prova escrita e de três trabalhos de projeto: um de comportamento térmico, um de ventilação natural e o um de condicionamento acústico.

Avaliação Contínua:
0,385*Trab1 + 0,245*Trab2 + 0,20*Trab3 + 0,10*T + 0,07*FA

Os trabalhos estão sujeitos a apresentação e discussão oral, que tem um peso de 7% na classificação final no caso dos Trab1 e Trab 2 e de 5% no caso do Trab3.

A frequência das aulas tem um peso de 7% na classificação final da UC, sendo atribuído 10 valores ao estudante com 0 faltas, 15 valores ao estudante com 1 falta, 10 valores ao estudante com 2 faltas e 5 valores ao estudante com 3 faltas. Estudantes com 4 ou mais faltas não justificadas terão atribuída a classificação 0 valores nesta componente.

Avaliação por exame: 100% exame

Os trabalhos de projeto são realizados durante o período letivo não podendo ser realizados em período de exames.

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

CF = 100% Exame

A melhoria de classificação só poderá ser feita nas componentes escritas individuais. Os trabalhos de projeto são realizados durante o período letivo não podendo ser realizados em período de exames.

Melhoria de classificação

CF = 100% exame

A melhoria de classificação só poderá ser feita nas componentes escritas individuais. Os trabalhos de projeto são realizados durante o período letivo não podendo ser realizados em período de exames.

Observações

Os trabalhos de projeto são realizados durante o período letivo não podendo ser realizados em período de exames.

Modo de trabalho (SARS-CoV-2): à distância com recurso à ferramenta ZOOM Colibri para as sessões síncronas, 1 vez por semana com a duração de 3 horas cada sessão, e à plataforma moodle.
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