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Conservação e Manutenção Preventiva

Código: MCRE133     Sigla: CMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Conservação e Reabilitação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Construção e Reabilitação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCRE 16 Plano Estudos 2019 - MCRE 1 - 6 52,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Castanheira Aires Pereira da Silva Bártolo Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
E-Learning: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Ana Maria Castanheira Aires Pereira da Silva Bártolo 3,00
E-Learning Totais 1 0,50
Ana Maria Castanheira Aires Pereira da Silva Bártolo 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Noção de vida útil de diferentes partes e equipamentos constituintes de um edifício. Enquadramento legislativo. Métodos de avaliação de desempenho de componentes estruturais e não-estruturais dos edifícios: Observação e Análise. Manutenção esporádica e manutenção estratégica. Planeamento, cronogramas previsionais e custos da manutenção. Manuais e planos de inspeção e manutenção em edifícios. Revisão de projeto na vertente de Durabilidade/Manutenção. Casos práticos.

Resultados de aprendizagem e competências

Dado que o objetivo fundamental da Unidade Curricular é a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam ao aluno realizar a avaliação de desempenho de edifícios, o conteúdo programático proposto permite dotar os alunos de uma formação teórica e prática aprofundada, cobrindo os conceitos, critérios de decisão e metodologias relevantes para a manutenção de edifícios. Pretende-se sensibilizar os alunos para a integração da manutenção das construções nas fases de projeto, execução e exploração, caracterizando as ferramentas para a prática de ações de manutenção periódicas e atempadas durante a vida útil dos edifícios. Os conhecimentos teóricos são concretizados em estudos de caso, garantindo o objetivo profissionalizante da disciplina.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Capítulo 1 – Vida útil: Conceitos e critérios. Métodos de previsão de vida útil (modelos de vida útil, modelos de desempenho, modelos de degradação). Principais métodos existentes para a previsão da vida útil (modelos determinísticos, estocásticos e de engenharia).

Capítulo 2 – Definições: Agentes de deterioração e seu controle. Processo de decisão. Gestão de risco. Temperatura. Humidade relativa. Materiais de construção, armazenamento e exposição. Plano de emergência. Inspeção. Programa de monitorização.

Capítulo 3 - Procedimentos e periodicidade de inspeções e ensaios: A importância da articulação entre o Manual de Manutenção e os métodos estabelecidos em Projeto no prolongamento da vida útil das Edificações. Análise estrutural e não estrutural. Casos práticos.

Capítulo 4 - Gestão de Edifícios. Gestão da Manutenção.

Capítulo 5 - Terminologia, definições e conceitos a utilizar - NP EN 13306:2007 Terminologia da Manutenção, EN 15341, EN 13269, EN13460. Indicadores de gestão da manutenção. Cálculo de indicadores. O sistema da gestão da manutenção.

Capítulo 6 – Elaboração de planos de manutenção estrutural e não estrutural - caso prático com relatório final. Revisão de projeto na vertente de Durabilidade/Manutenção.

Bibliografia Obrigatória

Cabral, J.; Gestão da Manutenção de Equipamentos, Instalações e Edifícios, LIDEL, 2009
Appleton, Júlio; Revisão de Projectos - Enquadramento e Objectivos., 2000

Bibliografia Complementar

Palmer, Doc. ; Maintenance Planning and Scheduling Handbook, MacGraw-Hill Handbooks, 1999
Cóias e Silva, Vítor, e Iolanda Soares; A Revisão de Projectos Como Forma de Reduzir os Custos da Construção e os Encargos da Manutenção de Edifícios., 2003
Gaspar, P.; Vida útil das construções: Desenvolvimento de uma metodologia para a estimativa da durabilidade de elementos da construção. Aplicação a rebocos de edifícios correntes. , IST, 2009
Flores-Colen, I., de Brito, J. e Freitas, V.; Discussion of criteria for prioritization of predictive maintenance of building façades - survey of 30 experts. , 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de conceitos básicos na abordagem às estruturas edificadas, na sua componente estrutural e não estrutural com o objetivo de construir o conhecimento base necessário ao desenvolvimento e aplicação de métodos de avaliação de desempenho. Recurso a estudos de caso. Realização de um trabalho de individual de elaboração de plano de manutenção estrutural e não estrutural de edifício público construído ou intervindo há menos de 20 anos – enquanto componente de aplicação prática dos conteúdos de cariz teórico ministrados na Unidade Curricular.

A avaliação presencial mantem-se sem alteração como avaliação online. O  teste online  tem  peso de 20% será gerado com perguntas aleatórias para os varios alunos com base num banco de dados  para mitigar a fraude.  Os outros 80% serão complementados com um trabalho individual .

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 52,50
Trabalho escrito 87,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Componentes de avaliação:elearning:1 miniteste 20%
Trabalho individual 80%  :Caracterização do Edifício: 20%; Definição de áreas a inspecionar / monitorizar: 15%; Plano de Conservação e Manutenção Preventiva: 40%; Apresentação do Plano: 25%. Especificidades dos trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos: dando cumprimento aos objetivos aqui elencados, todos os alunos no âmbito desta UC têm a oportunidade de desenvolvem proposta de um Plano de Conservação e Manutenção Preventiva em Edifício ou Instalação Pública, nas vertentes estrutural e não estrutural do edifício.

A avaliação presencial mantem-se sem alteração como avaliação online. O elearning em formato de miniteste  online  com consulta tem um peso de 20% e será gerado com perguntas aleatórias para os varios alunos com base num banco de dados para mitigar a fraude.  Os outros 80% serão complementados com um trabalho escrito pratico individual

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final: 20% elearning+ 80%Trabalho Prático Individual

Observações

Devido à situação epidemológica Covid 19  as aulas serao lecionadas online com recurso à plataforma Zoom
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