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Acreditação e Certificação

Código: TLQB009     Sigla: AC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Enquadramento na organização/ empresa

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Engenharia Química Industrial
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 27 Plano Estudos 2015 1 - 4 30 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Galamba Duarte Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,00
Gabriela de Lurdes Martins da Silva 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante no final desta formação deve: compreender a necessidade e a importância de um sistema de acreditação e certificação para a

confiança nas várias atividades técnicas que tem que desempenhar; distinguir acreditação de certificação e conhecer os vários órgãos das
mesmas; conhecer a NP 9001 e a NP 170025

No final desta unidade curricular o estudante terá conhecimento profundo dos conteúdos das normas nacionais e europeias, sua aplicação e implementação

Resultados de aprendizagem e competências

N/A

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Normas da qualidade.

2. Acreditação versus Certificação.

3. Sistema português da qualidade.

4. Estudo da NP EN ISO 9001

5.Estudo da NP EN ISO 17025

Bibliografia Obrigatória

Iolanda Soares ; Sistemas de Gestão da Qualidade , Silabo, 2009
António Ramos Pires ; Qualidade, Silabo, 2004
*; IPQ — NP EN ISO 9001 — Acreditação e Certificação, IPQ
*; IPQ — NP EN ISO 17025 — Acreditação e Certificação, IPQ., IPQ

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas-praticas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes e onde os estudantes resolvem os exercícios de forma autónoma.

Avaliação continua (presencial) teste 1*0.25 + teste 2* 0.25 + trabalho de grupo ( maximo 4 elementos) * 0.5

Avaliação Continua (ensino à distância) (3 trabalhso individuais) * 0.5+Apresentação oral*0.25+Questionário individaul*0.25

Epocas de exame : 100% exame (à distancia ou presencial de acordo com indicaç~ies do IPS devido à pandemia SARS-CoV-2, )

No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9.5 valores. A nota final será obtida na prova oral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 138,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação continua (presencial) teste 1*0.25 + teste 2* 0.25 + trabalho de grupo ( maximo 4 elementos) * 0.5

Avaliação Continua (ensino à distância) (3 trabalhso individuais) * 0.5+Apresentação oral*0.25+Questionário individaul*0.25

Epocas de exame : 100% exame (à distancia ou presencial de acordo com indicaç~ies do IPS devido à pandemia SARS-CoV-2, )

No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9.5 valores. A nota final será obtida na prova oral
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