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Métodos de Análises de Águas

Código: TLQB010     Sigla: MAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Tecnologia dos processos químicos

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/1920/course/view.php?id=85
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 28 Plano Estudos 2015 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Gabriela Gonçalves Neves Gomes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Susana Isabel Marques Ferreira 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo que o estudante conheça diferentes métodos e técnicas de análise de águas, os seus procedimentos e importância, bem como os procedimentos necessários para validar os métodos.
Assim o aluno deve terminar a a ser capaz de planear e gerir a execução de ensaios químicos de rotina, especializados para a análise de águas. Assim pretende-se ainda que o aluno consiga: - Realizar os cálculos necessários para a preparação de soluções; - Conhecer a instrumentação dos vários métodos analíticos; - Calibrar os equipamentos de análise; - Entender o conceito de controlo de qualidade; - Entender o conceito de validação do método de análise; - Interpretar os resultados experimentais tendo por base a legislação em vigor.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

Conteúdos Teóricos: 1. Tipos de águas e suas características 2. Qualidade da água, parâmetros analisados e legislação nacional e europeia em vigor. 3. Técnicas de amostragem e tipos de análises químicasConteúdos Práticos Laboratoriais: 1. Determinação do Teor de Sólidos numa Amostra de Água Residual. 2. Determinação da Alcalinidade numa Amostra Água para Consumo Humano.3. Determinação do Teor de Sílica numa Amostra de Água para Consumo Humano. 4. Determinação do Teor de Oxidabilidade numa Amostra de Lago pelo Permanganato de Potássio. 5. Determinação da Acidez numa Amostra de Água para Consumo Humano. 6. Determinação do Teor de Ferro numa Amostra de Água para Consumo Humano. 7. Determinação da Carência Química de Oxigénio pelo Método do Dicromato de Potássio. 8. Requisição de Ensaio - Boletim de Resultados - Amostragem de uma Amostra de Água. 9. Determinação do Teor de Oxigénio Dissolvido numa Amostra de um Efluente Agro Alimentar. 10. Determinação do Teor de Oxidabilidade numa Amostra de Lago pelo Permanganato de Potássio.

Bibliografia Obrigatória

Freeman, W. H.; Quantitative Chemical Analysis, Lidel, 2010
Skoog, Douglas A.; Fundamentos de Qumica Analítica, Thomson, 2007. ISBN:
. APHA-AWWA-WPC; — Standard Methods for the Exami nati on for Water and Wastewater , merican Health Association, 1998
Relacre; Guia RELACRE 13 - Validação de Métodos Internos de Ensaios em Análise Química
Castro, Augusto; Validação de Métodos na Anál i se Quí mi c, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de vários trabalhos laboratoriais em trabalho de grupo de estudantes (3-4 estudantes).A realização de cada trabalho laboratorial é antecedida pela realização de um mini teste sobre o trabalho a realizar tendo por base o protocolo de cada trabalho experimental.Após a conclusão do trabalho laboratorial, os grupos de alunos deverão entregar um relatório para avaliação.No final do semestre cada grupo apresentará um poster sobre um dos trabalhos realizados.

Fórmula de avaliação para avaliação continua:


20% Teste Global + (10%xTrabalho Teorico1)  (30%xRelatórios) + [(30%xTrab Laboratorial) + (5%xMini Testes) + (5%xPoster)]


 


Fórmula de avaliação para 1ª ou 2ª época:


20% Exame + (10%xTrabalho Teorico1) + (30%xRelatórios) + [(30%xTrab Laboratorial) + (5%xMini Testes) + (5%xPoster)]


 


Fórmula de avaliação para Época Especial:


20% Exame + (10%xTrabalho Teorico1)  + (30%xRelatórios) + [(30%x Trab Laboratorial) + (5%xMini Testes) + (5%xPoster)]


No caso de não ser possivel realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido uma classificação superior ou igual a 9,5. A nota  obtida na prova oral corresponderá à nota do teste/exame.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Teste 25,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Com assuidade obrigatória nas aulas laboratoriais (minimo de 80%).

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação para avaliação continua:

20% Teste Global + (10%xTrabalho Teorico1) +  (25%xRelatórios) +  (5%xRelatórios EaD)+ (30%x Trab Laboratorial) + (5%xMini Testes) + (5%xPoster)

 

Fórmula de avaliação para 1ª ou 2ª época:

20% Exame + (10%xTrabalho Teorico1) + (25%xRelatórios) +   (5%xRelatórios EaD) + (30%x Trab Laboratorial) + (5%xMini Testes) + (5%xPoster)

 

Fórmula de avaliação para Época Especial:

20% Exame + (10%xTrabalho Teorico1)  + (25%xRelatórios) +  (5%xRelatórios EaD)+(30%x Trab Laboratorial) + (5%xMini Testes) + (5%xPoster)

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