Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > CVD036

Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica

Código: CVD036     Sigla: CSIG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Urbanismo e Vias de Comunicação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/1920/course/view.php?id=31
Unidade Responsável: Secção Construção e Ambiente
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Civil (regime diurno)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CIVD 14 Plano Estudos 2019 1 - 6 105 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Miguel Baio Dias Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 6,00
José Miguel Baio Dias 2,40
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-25.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Observações, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

O estudante deve ser capaz de ler, interpretar e fazer medições sobre plantas topográficas, nomeadamente, interpretar as formas de relevo, interpolar cotas, determinar declives, traçar perfis, calcular áreas e volumes. O estudante deve ter noções da Geodesia e de Cartografia: coordenadas naturais e geodésicas, métodos de transformação de coordenadas, infraestruturas cartográficas nacionais, sistemas de projeção cartográfica nacionais. O estudante deve conhecer e saber utilizar o principal equipamento topográfico (nível ótico, teodolito, equipamento GNSS), e conhecer os principais métodos de posicionamento topográfico (de nivelamento e transporte de coordenadas) e deve saber elaborar um pequeno levantamento. O estudante deve conhecer algumas noções de Fotogrametria e Deteção Remota, em especial do sistema de aeronave pilotada remotamente (RPAS). O estudante deve ter conhecimentos de Sistemas de informação Geográfica, nomeadamente deve saber manipular dados vetoriais e matriciais.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Leitura e Utilização de Cartas Topográfica: Escalas; Formas de relevo; Interpolação de cotas; Declives; Perfis; Cálculo de áreas e de volumes.
2. Elementos de Geodesia: Coordenadas naturais e geodésicas; Geometria do elipsoide biaxial; Transformação de coordenadas; Infraestruturas cartográficas.
3. Elementos de Cartografia: Projeções cartográficas; Cartografia matemática; Cartografia Nacional.
4. Posicionamento Topográfico: Grandezas observáveis e equipamento de observação; Medição e correção de distâncias; Nivelamento (geométrico e trigonométrico); Transporte de coordenadas; Levantamento Topográfico; Levantamento com GNSS; Implantação de obras.
5. Fotogrametria e Deteção Remota: Imagens numéricas; Ortofotoplantas; Sistema de Aeronave Pilotada Remotamente (RPAS); Sistemas de varrimento por laser 3D;
6. Sistemas de Informação Geográfica: Conceitos e fundamentos; Bases de dados geográficos e tabelas de atributos; Manipulação de informação geográfica vetorial e matricial.

Bibliografia Obrigatória

CASACA, João; MATOS, João; BAIO, Miguel; Topografia Geral, Lidel. ISBN: 978-972-757-339-4

Bibliografia Complementar

LONGLEY, P.; GOODCHILD, M.; MAGUIRE, D.; RHIND D.; Geographic Information Systems and Science, Wiley. ISBN: 978-1118676950
TEODORO, Ana; GIS - An Overview of Applications, Bentham ebooks. ISBN: 978-1-68108-611-8
MATOS, João L; Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel
FONSECA, Ana; FERNANDES, João; Detecção Remota, Lidel. ISBN: 972-757-292-8
BERBERAN, António; Elementos de Fotogrametria. ISBN: 972-95873-5-3
CRUZ, Sousa, REDWEIK, Paula ; Manual do Engenheiro Topógrafo, Volumes I e II , PF
GONÇALVES, José Alberto; Madeira, Sérgio; SOUSA, J. João; Topografia Geral, Conceitos e Aplicações, Lidel

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas onde, depois de se abordarem os temas, são resolvidos exercícios sobre a matéria lecionada, e executados trabalhos práticos. Alguns destes trabalhos são executados, pelos estudantes, fora do horário letivo. Assim, nas aulas o aluno deverá apreender as metodologias de utilização e de cálculo para depois, individualmente ou em grupo, aplicar os conceitos na execução de trabalhos práticos que consistem na execução de um levantamento topográfico para a elaboração de uma planta topográfica e num projeto de sistema de informação geográfica.
Avaliação por Trabalhos e exame: Trabalhos de grupo (documento + discussão: 50%) + Exame (50%).

Software

QGIS versão 3 (3.4.3 “Madeira” ou 3.6 “Noosa”)
Autodesck Civil3D

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 20,00
Trabalho de campo 25,00
Participação presencial 30,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 27,00
Frequência das aulas 105,00
Trabalho de campo 18,00
Trabalho laboratorial 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Por avaliação contínua, a Nota Final (NF) é igual a:
NF = 0,30 x ER + 0,20 x T + 0,25 x TC + 0,25 x TS,

onde ER (exercícios regulares) é a nota dos exercícios efetuados nas aulas, T (teste) é a nota do teste de Cartografia, TC (trabalho de Cartografia) é a nota do trabalho de grupo de Cartografia que corresponde a um levantamento topográfico, e TS a nota do trabalho de projeto de SIG.

Por exame (E), em qualquer época, é aplicado o regime de exceção (100% Exame não aplicável) e a Nota Final (NF) é igual a:

NF= 0,50 x E + 0,25 x TC + 0,25 x TS,

onde E (Exame) é a nota do exame. TC (trabalho de Cartografia) é a nota do trabalho de grupo de Cartografia que corresponde a um levantamento topográfico e TS (trabalho de projeto de SIG) é a nota obtida nesse trabalho.


Se durante todo semestre não for possível realizar aulas presenciais, devido à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, não será possível ter as aulas de levantamento topográfico, o que não permitirá a realização do trabalho de campo. Nessas condições por avaliação contínua, a Nota Final (NF) é igual a:


NF = 0,40 x ER + 0,25 x T + 0,10 x TC + 0,25 x TS


onde ER (exercícios regulares) é a nota dos exercícios efetuados nas aulas, T (teste) é a nota do teste de Cartografia, TC (trabalho de Cartografia) é a nota do trabalho de pesquisa de Cartografia, e TS a nota do trabalho de projeto de SIG.

Por exame (E), em qualquer época, é aplicado o regime de exceção (100% Exame não aplicável) e a Nota Final (NF) é igual a:

NF= 0,75 x E + 0,25 x TS,

onde E (Exame) é a nota do exame e TS (trabalho de projeto de SIG) é a nota obtida nesse trabalho.

Se o teste e/ou os exames não puderem ser realizados presencialmente, poderá ser exigida uma prova oral para validação, de todas as classificações superiores a 9,5 valores.

Observações

Nota 1
Nas componentes de avaliação “Participação Presencial” corresponde aos “Exercícios Regulares” (ER) da fórmula da classificação final. O Trabalho de Campo corresponde ao trabalho de Cartografia (TC) e é um trabalho de grupo que corresponde a um levantamento topográfico. A nota dos diferentes membros do grupo pode ser diferente de acordo com a prestação obtida na discussão do trabalho de grupo. O trabalho laboratorial corresponde ao um trabalho de projeto em sistemas de informação geográfica (TS).

Nota 2
Nas componentes de Ocupação as 15h de contacto OT estão incluídas em “Frequência de aulas”.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-05-05 às 14:50:04