Código: | BIOT014 | Sigla: | IP |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática e Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Matemática e Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
BIOT | 84 | Plano Estudos 2015 | 1 | - | 4 | 45 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Raquel Feliciano Barreira | Responsável |
Ensino Teórico: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico | Totais | 4 | 10,00 |
Paulo Jorge Andrade Pereira | 3,75 | ||
Maria de Fátima da Costa Pereira | 5,00 |
O aluno deverá ser capaz de: formar uma base sólida nos conceitos abstratos de programação, que permita aos alunos a adaptação a novas linguagens de programação; Efetuar uma introdução à programação em Visual Basic, aplicando os conceitos abstratos a uma linguagem de programação específica; Dominar os conceitos de utilização de uma folha de cálculo; Deter os conceitos de programação VBA - Visual Basic for Applications.
Cap. 1 - 4 sem.
Formatação de células, referências, gráficos, funções pré-definidas. VBA: construção de funções e macros.
Cap. 2 - 4 sem.
Técnicas de programação: Abordagem Top-Down, constantes, variáveis, expressões e funções.
Cap. 3 - 1.5 sem.
Pseudocódigo: Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, comandos de entrada e de saída, estruturas básicas (sequencial, condicional e repetição).
Cap. 4 - 1.5 sem.
Fluxograma vs pseudocódigo: Simbologia, estrutura, declaração de variáveis, atribuição de valores, entradas e saídas, estruturas básicas. Variáveis compostas, módulos.
Cap. 5 - 3 sem.
Visual Basic - analogia com pseudocódigo e fluxograma. Programação orientada para objetos e programação dirigida por eventos, código e fundamentos do VB – variáveis, matrizes, constantes, atribuição, controlo de fluxo, instruções de repetição. Objetos de trabalho. Correção de erros de código: erros de sintaxe e semânticos.
Cap. 6 - 1 sem.
Revisões
Aulas teórico-práticas, com suporte de ferramentas informáticas. Os conceitos teóricos serão sempre interligados com explicações práticas e os estudantes serão convidados a realizar exercícios práticos sobre cada matéria.
Serão realizados exercícios regulares durante as aulas a serem contabilizados na avaliação contínua, e que permitirão a consolidação das aprendizagens.
A avaliação contínua será complementada com um teste escrito.
A avaliação final compreende um exame e uma componente de resolução prática de exercícios.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 60,00 |
Teste | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 63,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 108,00 |
Por avaliação contínua
Por avaliação final
Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que, de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a adquirir, o estudante deverá ter uma forte componente prática na utilização das ferramentas informáticas e na construção de pequenas rotinas de programação.