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Laboratórios II

Código: BIOT168     Sigla: Lab II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 57 Plano Estudos 2015 1 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joana Luís Refoios de Noronha Tudella Responsável

Docência - Horas

Ensino Prático e Laboratorial: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 12,00
Cátia Sofia Ferreira Carneiro 3,00
Joana Luís Refoios de Noronha Tudella 3,00
Isabel Teixeira de Sousa 3,00
Bruna Alexandra Canuto Rijo 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Um conjunto de objetivos específicos para cada sessão de laboratório é incluída no Manual de Laboratório. O propósito destes objetivos é de orientar o aluno na compreensão de cada método e ajudá-lo na preparação para sessão de laboratório. Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências:

- Competência na manipulação de produtos químicos e utilização de equipamentos de laboratório;

- Compreensão da prática de titulação clássica;

- Capacidade da escrita usando a prosa científica.

Resultados de aprendizagem e competências

A formação prática (aqui representada por sessões de laboratório) tem um duplo objetivo: reforçar o conhecimento obtida na parte de palestras e confrontar o aluno com técnicas relacionadas com a química orgânica e a química analítica. As sessões de laboratório foram concebidos com o objetivo de o aluno correlacionar muitos dos conceitos estudados em aula teórica, convencendo-lhe desta forma que o conhecimento obtido durante todo o curso podem ser aplicadas para otimizar os processos e transformações químicas, cuja transcendência vai além do mero interesse académico.


As sessões de laboratório permitem que os alunos se familiarizem com técnicas experimentais frequentemente empregadas em Química Orgânica e Química Analítica, incluindo o uso de instrumentos, observação de fenómenos e obtenção de resultados. Além disso, o aluno deve aprender a manipular e tratar os dados e entender o grau de precisão e exatidão nas medições feitas pela análise e estimativa de erros.

Este período de aprendizagem na metodologia e análise dos resultados científicos é uma das competências básicas para um curso experimental, como é a Biotecnologia, adicionalmente permitindo uma visão de todo o curso

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos básicos de Química Analítica e laboratorial. 2- Volumetria Ácido-Base. 3- Titulação Potenciométrica. 4- Volumetria de Precipitação. 5- Volumetria de Complexação. 6- Química Orgânica: Identificação de grupos funcionais através de reacções químicas. 7- Química Orgânica: reacção de substituição nucleófila SN1. 8- Química Orgânica: polimerização por condensação e polimerização por adição.

Bibliografia Obrigatória

Raymond Chang; Chemistry, Williams College, 8.th Edition, 2005
D.A. Skoog, D.M. West, F. J. Holler and S. R. Crouch; Analytical Chemistry: An Introduction, Saunders College Publishing, 7.th Edition, 1999
D. F. Young, B. R. Munson and T. H. Okiishi; A Brief Introduction to Fluid Mechanics, John Wiley, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O plano das aulas consiste em duas aulas teórico-práticas preliminares e oito trabalhos práticos realizados por equipas de dois alunos cada. O trabalho de laboratório de cada sessão é organizado da seguinte forma:

1 - Preparação da experiência. Os estudantes devem ler e compreender o protocolo do trabalho prático e ler bibliografia sugerida antes da sessão de laboratório. Antes do início da experiência é dedicado algum tempo à discussão da teoria do trabalho prático. 2 - Execução da experiência. Cada equipa é responsável pela realização de cada experiência sob a supervisão do instrutor. 3 – Fim da experiência. Discussão preliminar dos resultados experimentais com o instrutor. 4- Elaboração do relatório.

A classificação final será determinada pela ponderação desempenho proporcional dos seguintes elementos de avaliação:

relatórios completos (3 x 10%) e relatórios técnicos e testes5x10%; exame prático individual 10%; desempenho no laboratório como avaliado pelo instrutor 10%.

A avaliação será realizada presencialmente sempre que possível.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 0,00
Exame 0,00
Prova oral 0,00
Teste 0,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho escrito 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Elaboração de projeto 0,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Realização de Estágio 0,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Os alunos podem ter no máximo 2 faltas na disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

10 % x Nota Desempenho individual do aluno no Laboratório

5 % x Nota das Fichas de Preparação da Aula

5 % x Nota Caderno Laboratorial

40 % x Média das Notas obtidas nos Relatórios (em grupo)

10 % x Média das Notas obtidas na Discussão de Relatórios (individual)

30 % x Nota obtida no Exame Laboratorial
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