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Métodos Instrumentais de Análise B

Código: BIOT106     Sigla: MIA I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2021/course/view.php?id=2123
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 58 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,50
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos desta UC são:
Conseguir usar métodos óticos, eletroanalíticos, cromatográficos, etc.;
Identificar vantagens e limitações de cada técnica;
Descrever o funcionamento dos aparelhos de cada técnica;
Utilizar os aparelhos conhecendo a melhor forma de tirar partido das suas potencialidades;
Saber escolher a melhor técnica a usar em cada situação (resultados esperados e custo);
Identificar e aplicar os passos preparatórios essenciais a cada técnica.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análises Qualitativas e Análises Quantitativas.
2. Métodos Óticos (absorção atómica e molecular – UV/VIS; fotometria de chama; emissão atómica, ICP; Fluorescência, Fosforescência).
3. Espetrometria de Massa.
4. Métodos Eletroanalíticos (métodos potenciométricos, voltamétricos, coulimétricos e eletrogravimétricos).
5. Difração de RX.
6. Métodos cromatográficos (HPLC, GC, SEC, técnicas hifenadas, etc.).

Bibliografia Obrigatória

M.L.S. Gonçalves; Métodos Instrumentais para a Análise de Soluções, Análise Quantitativa, Fundação Calouste Gulbenkian, 4th. ed., 2001
D.C. Harris; Quantitative Chemical Analysis, W.H. Freeman and Co., 6th ed., 2003
D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman; Principles of Instrumental Analysis, Saunders College Publishing, 5th ed., 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas onde se recorre à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos alunos. Aulas práticas onde os alunos resolvem os exercícios de forma autónoma.

A avaliação consiste em 20% para a apresentação/discussão de um trabalho científico e 80% para dois testes ou para o exame.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não Aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação em período letivo:
40% Teste 1 + 40% Teste 2 + 20% Apresentação/discussão de um trabalho científico.
Sem nota mínima em cada componente de avaliação contínua. Média ponderada dos testes igual ou superior a 9,5 valores.

Exame (todas as épocas):
100% Exame ou 80% Exame + 20% Apresentação/discussão de um trabalho científico.
Nota mínima em exame: 9,5 valores.

 - Ao estudante que assine o trabalho e não se apresente na apresentação/discussão oral do mesmo, poderá ser atribuída classificação nula na referida apresentação (peso de 50% na classificação final do trabalho). Poderá ser atribuída classificação distinta a alunos do mesmo grupo com base no empenho demonstrado, na qualidade da apresentação oral e no domínio do tema.

- A apresentação/discussão de um trabalho científico é obrigatória como condição de avaliação contínua.

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